Sábado, 05 de Dezembro de 2020 12:08
43 9 9937 4574
Galeria de fotos 26 fotos

25 PONTOS TURÍSTICOS DO BRASIL PARA CONHECER AGORA MESMO

04/11/2020 16h09
Por: Nathália Bonhole

 

Considerado o maior país em extensão territorial da América do Sul, o Brasil não decepciona quando o assunto é viagem. De norte a sul, não faltam praias, cachoeiras, piscinas naturais, monumentos e cidades históricas para visitar. Para ajudar os viajantes que desejam conhecer cartões-postais nacionais, o Mag reuniu 25 pontos turísticos do Brasil para descobrir na próxima trip. Confira!

Os pontos turísticos icônicos do Sudeste do Brasil

Pão de Açúcar

Na Cidade Maravilhosa, a lista de pontos turísticos é grande, mas o conjunto de morros está dentre os mais estonteantes e visitados. Com 395 m de altura, o Pão de Açúcar é lindo de se ver mesmo de longe, mas também rende um passeio muito agradável de bondinho e uma visão 360° da cidade. Lá em cima ainda tem anfiteatro, restaurantes, lojas e o Cocoruto, um museu que conta a história do bondinho.

Cristo Redentor

Ícone do Rio de Janeiro, o Cristo é, sem dúvidas, um dos mais célebres pontos turísticos do Brasil. E sua fama roda o mundo! Ao lado da Muralha da China, do Coliseu e do Taj Mahal, a famosa estátua integra a lista das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, feita pela votação da New 7 Wonders Foundation. Situado no topo dos 710 m de altura do Morro do Corcovado, o monumento de 38 m, impressiona pela imponência desde sua inauguração, em outubro de 1931. Todos os anos, mais de 600 mil pessoas atravessam a Floresta da Tijuca com o Trem do Corcovado e chegam aos pés da estátua num mix de emoção, contemplação e fé.

Para conhecer os pontos turísticos clássicos do Rio de Janeiro, hospede-se nos hotéis próximos às praias, como Copacabana Suítes by Atlantica e Best Western Copacabana, ou no Centro, por exemplo, o Vila Galé Rio. Todos estão a, no máximo, 10 km do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar.

Ilha Grande

Além de ser a maior ilha da baía de Angra dos Reis, a área de 190 km² possui grande parte recoberta por natureza densa emoldurada pelo azul do mar. Com atrativos como trilhas ecológicas, passeios de barco e mergulhos nas águas transparentes, Ilha Grande é destino de muitos turistas todos os anos, assim como outras ilhas e praias do arquipélago. A vegetação formada por Mata Atlântica, mangue e restinga contribui para o vilarejo se tornar ainda mais atraente, cercado por verde. A maior ilha do estado do Rio de Janeiro e a quinta maior ilha marítima do Brasil é também grandiosa em beleza!

Interessou? Em Angra dos Reis, um resort é a pedida, com deliciosas opções de lazer. Hospede-se no Hotel do Bosque Eco Resort ou, para uma experiência All-Inclusive de primeira, no Vila Galé Eco Resort Angra e no Club Med Rio das Pedras.

Centro Histórico de Paraty

Localizada a apenas 200 km da capital fluminense, a cidade de Paraty é perfeita para os apreciadores de história, romance e literatura. O Centro Histórico do município é considerado Patrimônio Nacional pelo IPHAN e “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” do Brasil pela UNESCO. Com 33 quarteirões, suas ruas possuem calçamento pé de moleque e igrejas e casarões de arquitetura colonial que complementam o cenário histórico. Em meio à serra, entre o litoral paulista e fluminense, o destino é bastante procurado por turistas em busca de passeios de escunas até as ilhas paradisíacas da região e atrações culturais, como a Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP.

Interessou? Hospede-se no Refúgio Tropical Pousada, a cerca de 4 km do Centro Histórico e das praias de Pontal e Jabaquara. Misturando charme e estilo rústico, a pousada conta com bar, piscina, área de lazer para crianças e café da manhã incluso na tarifa.

Avenida Paulista

A avenida, um dos pontos turísticos mais queridos de São Paulo e do Brasil, é símbolo da capital dos negócios e também um grande polo cultural. Nos 2.800 m de extensão marcados pela arquitetura de Lina Bo Bardi no Museu de Arte de São Paulo, pelo verde do Parque Trianon e pelas antenas de rádio, o dia segue apressado. Conforme o sol vai se despedindo e o expediente chegando ao fim, os arranha-céus se iluminam, o happy hour começa, as mesas nos bares lotam, os copos esvaziam e as programação cultural tem início. Ao longo da Avenida Paulista tem muito o que ver e fazer e suas célebres ruas paralelas não ficam atrás. Aos domingos e feriados a via se torna exclusiva para pedestres.

Parque do Ibirapuera

O mais importante parque urbano de São Paulo, o Ibirapuera é ponto de encontro de amigos e famílias. No espaço de quase 1.600 milhão m² de área verde em meio a importantes avenidas da cidade, há atrações para todos os gostos e idades, como passeios de bike e skate, jogos de futebol, caminhadas, corridas ou simplesmente um descanso em meio ao verde. A fauna e flora presentes no ambiente garantem o cenário de tranquilidade, com mais de 160 espécies de animais, além de árvores como ipê, jaqueira e pau-brasil. O local é ainda grande centro cultural, reunindo museus, pavilhões, planetário, auditório e exibições de peças de teatros a céu aberto.

Interessou? Em São Paulo, hospede-se no Nobile Downtown, localizado no centro da cidade, com fácil acesso à Av. Paulista e pontos turísticos como o Edifício Itália e o Copan, ou no Hilton Morumbi, luxuoso hotel da capital paulista.

Lago de Furnas

Minas Gerais é estado conhecido por suas igrejas históricas com ricos acervos barrocos, mas a natureza também brilha em um destes pontos turísticos do Brasil. Apesar de não ter um litoral, Minas tem o Lago de Furnas, chamado de “Mar de Minas”, que faz a diversão dos viajantes. Suas águas cristalinas banham 34 municípios, formando pequenos lagos, praias artificiais, cachoeiras, piscinas naturais e cânions com mais de 20 m de altura. Um passeio especialmente procurado pelos turistas é o roteiro de barco pelos cânions de Capitólio.

Interessou? Hospede-se no Furnaspark Resort. O resort está em frente ao Lago de Furnas e a cerca de 70 km de Capitólio. O lazer fica por conta de complexo de piscinas, recreação monitorada para crianças, cinema, empréstimo de bicicletas e, com custo à parte, passeios pela região.

História, sol e mar nos pontos turísticos do Nordeste

Pelourinho

O centro histórico de Salvador, na Bahia, é uma atração indispensável no roteiro de quem visita a capital baiana. Suas ladeiras com calçamento pé de moleque são palco para apresentações de grupos de música e capoeira, além de abrigar igrejas históricas do século XVIII e casarões coloniais que funcionam como restaurantes, bares, lojas de artesanato, museus e centros culturais.

Elevador Lacerda

Cartão-postal de Salvador, o monumento é a maneira mais original de passear pelas cidades alta e baixa na capital baiana. Inaugurado em 1873, com 72 m de altura o elevador liga a Praça Tomé de Souza com a Cairu, onde está o Mercado Modelo. Do alto das duas torres da construção é possível observar a Baía de Todos-os-Santos e, mais ao fundo, o Forte de São Marcelo. A viagem pelo espaço dura cerca de 30 segundos, sendo transportadas até 20 mil pessoas por dia.

Interessou? Hospede-se no Fera Palace Hotel ou no Wish Hotel da Bahia. Enquanto o primeiro está no Centro Histórico, a 170 m do Elevador Lacerda, o segundo está a cerca de 3 km. Ambos oferecem uma experiência de sofisticação na capital baiana.

Centro Histórico de Porto Seguro

O município de Porto Seguro, no Sul da Bahia, possui atrações variadas, mas uma em especial desperta a curiosidade dos visitantes: o turismo histórico e cultural! Instalado no topo de falésias sobre a orla, o centro abriga prédios considerados importantes na origem do Brasil, como o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal por Gonçalo Coelho em 1503. Tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN desde 1973, o lugar é realmente único. Graças às construções que preservam fachadas, peças e objetos dos séculos XVI e XVII, o turista sente como se tivesse voltado ao passado.

O Zarpo conta com três opções de hospedagem All-Inclusive em Porto Seguro: Porto Seguro Praia Resort, à beira da praia de Curuípe, La Torre Resort, na Praia do Mutá, e Nauticomar Hotel & Beach Club, a 200 m da Praia de Taperuã

Piscinas naturais de Porto de Galinhas

Porto de Galinhas, a praia mais famosa do litoral de Pernambuco é um dos imperdíveis pontos turísticos do Brasil. Suas areias são bem movimentadas e não faltam opções de barracas com bebidas e comidinhas, mas a atração principal mesmo fica a cerca de 200 m da costa. Em meio às águas cristalinas e esverdeadas, barreiras de recifes e corais formam piscinas naturais cheias de peixinhos coloridos. Para maravilhar-se é preciso subir a bordo de uma das jangadas tradicionais na região.

Interessou? Escolha o tipo de hospedagem de acordo com seu estilo de viagem. Quem deseja mais exclusividade vai amar o Porto de Galinhas Praia Hotel e o Kembali Hotel. Para dias repletos de charme, a Pousada Tabajuba e a Pousada Tabapitanga são perfeitas. Por fim, quem não abre mão de um All-Inclusive pode escolher entre o Enotel Convention & Spa e o Enotel Acqua Club.

Baía do Sancho

Situada no fascinante arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha, a Praia do Sancho é a queridinha do destino e encanta pelas águas cristalinas e bancos de coral. Além disso, é considerada um dos melhores pontos para prática de mergulho livre no Brasil. No local há o mirante com vista para toda a orla, onde é possível se deslumbrar com o mar e as falésias cobertas por vegetação que formam as paisagens do litoral brasileiro. Com longa faixa de areia, o acesso até a baía é feito de buggy, caminhonete ou barco.

Lençóis Maranhenses

Em Barreirinhas, a cerca de 270 km da capital do Maranhão, São Luís, um cenário mágico encanta viajantes do mundo todo. Os Lençóis Maranhenses, um dos principais pontos turísticos do Brasil para quem viaja ao Maranhão, apresentam paisagens incríveis, compostas por quilômetros de dunas de areia com até 40 metros de altura. Ao caminhar pela areia fofa, formando pegadas, o viajante pensa estar em pleno deserto. Mas quando chega ao topo de uma duna e se depara com uma lagoa de águas cristalinas, percebe que o lugar é, na verdade, um oásis. Pode até parecer miragem, mas o deserto do Brasil é o único no mundo com milhares de lagoas e piscinas naturais formadas pelas águas da chuva.

Interessou? Hospede-se no Grand São Luís Hotel, na capital do destino, onde é possível contratar passeios para conhecer os Lençóis Maranhenses.

Das cataratas às dunas no Sul do Brasil

Cataratas do Iguaçu

Um dos pontos turísticos do Brasil mais dignos de estampar cartões-postais é, na verdade, um tesouro compartilhado com nossos hermanos. As Cataratas do Iguaçu, uma das mais incríveis formações da natureza, estão situadas na cidade de Foz do Iguaçu, exatamente na fronteira com a Argentina. Suas 275 quedas chegam aos 80 m de altura e atraem mais de 1 milhão de turistas por ano. Na votação para descobrir as 7 Novas Maravilhas da Natureza da New7Wonders Foundation, a exuberância das Cataratas do Iguaçu emplacou ao lado de lugares paradisíacos, como a Baía Há Long, no Vietnã e a Floresta Amazônica.

Interessou? Hospede-se no Mabu Thermas Resort, no Bourbon Cataratas Resort e no Vivaz Cataratas. Todos eles são opções incríveis para viagens em família, com piscinas, recreação infantil, várias opções de lazer e ótima localização, com no máximo 12 km até o Parque Nacional do Iguaçu.

Jardim Botânico de Curitiba

Um dos principais pontos turísticos do Brasil e cartão-postal de Curitiba, o jardim botânico inaugurado em 1991 está instalado em uma área que abrange cerca de 245 mil m², abrigando diversas espécies de plantas típicas da Mata Atlântica. Com três estufas climatizadas e que remetem ao Palácio de Cristal da Europa do século XIX, o local chama a atenção dos turistas da capital do Paraná. Além disso, toda a disposição das flores, como o cultivo do espaço Sensações e seus 200 m de trilha em meio a labirintos floridos, foi inspirada em famosos jardins franceses.

Interessou? Hospede-se no Radisson Hotel Curitiba, no Four Points By Sheraton ou no NH Curitiba The Five. As três opções são sinônimo de modernidade, assim como o destino, e possuem completa infraestrutura e ótima localização.

Dunas da Joaquina

Os cenários de Florianópolis, em Santa Catarina, são incríveis e uma das mais imperdíveis atrações da capital é a Praia da Joaquina, que além de um mar azul com ondas e areia branquinha, abriga uma enorme área tomada por dunas. A paisagem é arrebatadora com pequenos lagos azuis, vegetação, o mar de fundo de um lado e a Lagoa da Conceição do outro. Além de apreciar toda essa beleza de um dos pontos turísticos do Brasil, para os mais corajosos a diversão também é garantida. Da maior duna os visitantes podem deslizar pela areia com sandboard e esquibunda.

Interessou? Hospede-se no Costão do Santinho Resort. À beira da Praia do Santinho e a cerca de 28 km das Dunas de Joaquina, o resort é de tirar o fôlego: além do All-Inclusive, a experiência nele conta com oito piscinas, kids’ club, arvorismo, tirolesa, arco e flecha, sala de cinema e muito mais.

Cascata do Caracol

Cercada pela natureza da Serra Gaúcha, a charmosa cidade de Canela, pertinho de Gramado, abriga mais um dos pontos turísticos do Brasil que todo bom viajante deveria conhecer. A Cascata do Caracol está situada dentro do parque de mesmo nome, tem 131 m de altura, trilhas que percorrem seu rio antes da grande queda, e vários mirantes que proporcionam diferentes perspectivas da cachoeira monumental.

Interessou? Para conhecer a Cascata do Caracol, o melhor destino para se hospedar é Gramado, pouco mais de 10 km distante. Entre as opções disponíveis no Zarpo, destaque para o Prodigy Hotel Gramado, o Hotel Alpestre e o Wish Serrano Resort.

Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões

O conjunto de ruínas da antiga Catedral de São Miguel é um dos principais vestígios da época das Missões Jesuítas no Rio Grande do Sul. A igreja construída no século XVIII, entre 1735 e 1745, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Mundial pela UNESCO e é procurada principalmente por turistas em busca das visitas guiadas,  onde é possível conhecer mais sobre a história da catequização dos povos indígenas na região.

A rica natureza do Centro-Oeste brasileiro

Gruta da Lagoa Azul

Situada em Bonito, cidade muito procurada por sua natureza exuberante no Mato Grosso do Sul, a gruta cheia de formações de estalactites abriga um lago de águas cristalinas, que com o reflexo do sol ganha uma tonalidade de azul encantadora, tornando-a assim um dos maiores pontos turísticos do país. Para chegar é preciso percorrer uma trilha e descer quase 300 degraus até o deck de contemplação. A melhor época para ver o lago no ápice de sua beleza é de dezembro a janeiro, especialmente pela manhã.

Interessou? Em Bonito, hospede-se na Pousada Galeria Artes, no Hotel Bonsai ou no Zagaia Eco Resort. Os dois primeiros estão no centro da cidade, enquanto o último possui proposta diferente: é um completo resort em meio à natureza!

Caverna Aroe Jari

Um dos passeios mais bonitos da Chapada dos Guimarães, no norte do Mato Grosso! A caverna é a maior gruta de arenito do Brasil, com 1.550 m de extensão. Seu nome significa “Morada das Almas” e para chegar até sua entrada é preciso percorrer aproximadamente 8 km de trilha em meio à flora local. Depois da caminhada, o viajante é recompensado com as belezas naturais da gruta. Os passeios costumam passar também pela Ponte de Pedra, Gruta da Lagoa Azul (apesar do nome, não é a mesma de Bonito!), Caverna Kiogo Brado e Cachoeira do Relógio.

Chapada dos Veadeiros

Em Goiás, na região Centro-Oeste do país, está um dos mais mágicos pontos turísticos do Brasil. Os cenários são compostos por inúmeras cachoeiras, cânions, cavernas, piscinas naturais, vegetação típica de cerrado e uma riquíssima e diversa fauna, com espécies de animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada e o lobo-guará. As atividades vão desde opções mais tranquilas, como trilhas para mirantes, até mais radicais, por exemplo rapel, tirolesa e rafting. Vale conhecer o Mirante da Janela, o Vale da Lua e a Cachoeira do Segredo.

Interessou? Hospede-se no Windsor Plaza Brasília ou no Quality Hotel Brasília. O aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros e o mais utilizado pelos turistas é o da capital federal brasileira, que está a cerca de 260 km do parque nacional.

Belezas inesquecíveis nos pontos turísticos do Norte do Brasil

Encontro das Águas

Considerado o maior patrimônio imaterial de Manaus, no Amazonas, o fenômeno fascina os turistas da capital amazônica. Por causa das diferentes velocidades, temperaturas e densidades, os rios Negro e Solimões correm cerca de 6 km sem se misturar, formando a atração. Durante o passeio é possível sentir a diferença no estado das águas, além de observar os botos que frequentemente aparecem pelo caminho das embarcações entretendo os visitantes.

Que tal navegar pelo Encontro das Águas? O Iberostar Heritage Grand Amazon é um luxuoso cruzeiro All-Inclusive que navega pelos rios Negro e Solimões em roteiros de 3, 4 ou 7 noites. Atividades como passeios de lancha, focagem noturna de jacarés e observação de botos.

Floresta Amazônica

A Selva Amazônica é uma das maravilhas naturais do mundo, e um dos mais famosos pontos turísticos do Brasil é o famoso encontro dos rios Negro e Solimões. Além do encontro das águas, vale conhecer ainda o Parque Nacional de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, escalar árvores, explorar grutas, pescar, nadar com botos e visitar tribos indígenas. A Amazônia, uma das maiores riquezas nacionais, oferece momentos de conexão única com a natureza!

Interessou? Hospede-se no Amazon Ecopark Jungle ou no Juma Amazon Lodge. Ambos oferecem uma experiência completa literalmente em meio à Selva Amazônica, à beira-rio, além de passeios e atividades inclusos.

Teatro Amazonas

Construído em 1896, o espaço é um dos cartões-postais de Manaus. O edifício histórico mostra belezas da arquitetura do século XIX tanto em seu interior como no exterior. No local há visitas guiadas para conhecer um pouco da história que envolve a construção, símbolo da riqueza do látex. Os guias mostram o sentido real de cada pintura, objeto e peças do lugar, onde cada detalhe prende a atenção do público. O espaço mais visitado é o salão principal que possui o teto em tom de rosa, com características do barroco e vidros coloridos, além da cúpula externa, com mais de 19 mil pequenos ladrilhos que homenageiam a República do Brasil.

Monte Roraima

Com 2.875 m de altitude, o monte é considerado o sétimo ponto mais alto do Brasil e é um dos destinos mais cobiçados por viajantes do mundo inteiro. Localizado no município de Uiramutã, está em meio a tríplice fronteira de Brasil, Guiana e Venezuela, e possui inúmeras falésias que impressionam por suas formações rochosas. O passeio ganha um ar especial com as belezas dos rios, cachoeiras e esculturas de cristal que complementam a paisagem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias