Domingo, 27 de Setembro de 2020 21:17
43 9 9937 4574
BELLA GENTE INCLUSÃO SOCIAL!

APAE DE CAMBARÁ PROMOVE AÇÕES NA SEMANA NACIONAL

Diretoria contornou a pandemia e levou informações relevantes para a comunidade sobre a Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

01/09/2020 14h12 Atualizada há 4 semanas
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: C.Roberto Francisquini
Criança atendida pelos profissionais da APAE. Profissionalismo e amor a causa. Foto: Arquivo da APAE-Cambará
Criança atendida pelos profissionais da APAE. Profissionalismo e amor a causa. Foto: Arquivo da APAE-Cambará

O Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social, tema central da Semana Nacional da Pessoal com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida pelas APAEs em todo Brasil foi um dos assuntos mais comentados na cidade de Cambará nos últimos dias.

A APAE local, sob o comando de Kelly Marzenta, promoveu diversas ações na Semana Nacional para despertar a atenção da comunidade sobre a instituição e suas atividades.

 A diretoria contornou a pandemia e usou o rádio e as redes sociais para debater a questão. O resultado foi surpreendente.

 Entre os dias 21 e 28 de agosto, profissionais da APAE de Cambará participaram ao vivo do programa Circulando no Rádio, que vai ao ar pela 104,9FM. Kelly Marzenta, Presidente da APAE Cambará e Elenice Lourenço, Diretora da Escola Mensaageiros de Luz, abriram a programação no dia 21 e deram uma panorâmica do acontecimento que movimentou as APAEs em todo território Nacional.

 Nos dias seguintes, Fernanda, Valnice e Lourdes, Psicopedagoga, Professora e Coordenadora Pedagógica respectivamente, abordaram “A educação como potencial ferramenta no processo de inclusão, aspectos pedagógicos da escola”.  O público ouvinte teve uma breve noção do papel dos profissionais da instituição na inclusão, intervenção e métodos utilizados para o atendimento no gera.

 Os assistentes sociais Luana Olivieri e José Ricardo abordaram como tema: Pessoas com deficiência e seus direitos, o serviço social na escola de educação especial, contribuições no processo de inclusão entre outros.

O processo de reabilitação desenvolvido pelo setor de fisioterapia da escola de educação especial APAE Cambará e ações preventivas desenvolvidas pela área, do atendimento de bebês aos adultos matriculados na instituição, foi o assunto discorrido pelas profissionais Débora Rodrigues e Maria Fernanda Franco. Para as fisioterapeutas, a prevenção norteia este trabalho. Segundo revelaram, o trabalho inicia na triagem dos bebês o tratamento e como tem impactado na vida futura da criança. Elas revelaram que a APAE dá suporte as crianças matriculadas nos CMEIs (antigas creches) com suspeita de atraso no desenvolvimento com inúmeras famílias beneficiadas.

Além disso, durante a programação no rádio, a Fonoaudióloga Thatiana Michelato falou sobre a contribuição do método fônico no desenvolvimento da leitura e escrita em crianças com deficiência intelectual. Já a Psicóloga Ana Carolina Boriollo, falou da rotina das pessoas com deficiência em tempos de pandemia e seus impactos.

As professora Thays Helena Negrão (Bia) e Daniela Mendes Lopes fecharam a programação no rádio abordando o método TEACCH e sua importância no processo de inclusão e desenvolvimento da autonomia e protagonismo do aluno autista.

A semana contou ainda com a participação de integrantes da equipe da APAE local na Câmara Legislativa. Na ocasião, foi apresentado aos legisladores do município, as conquistas e realizações da APAE e a importância de políticas públicas voltadas aos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

 Para a Presidente da APAE Kelly Marzenta o resultado atingiu todas as expectativas. “A APAE agradece! ”, resumiu. 

Capa da Revista impressa que circula neste final de semana. 

 

Circula esta semana uma revista reportando algumas das principais iniciativas da APAE de Cambará. O tema é Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social. 

Vale conferir!  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias