Quinta, 22 de Outubro de 2020 18:13
43 9 9937 4574
CIDADES CAMBARÁ 96ANOS!

Cambará completa 96 anos com 126 casos confirmados de covid-19

Cenário é preocupante e requer serenidade, mas povo é aguerrido e está se esforçando para superar mais este desafio

21/09/2020 18h14 Atualizada há 4 semanas
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: C.Roberto Francisquini
Imagem do desfile de 21 de setembro de 2015
Imagem do desfile de 21 de setembro de 2015

Há exatos 96 anos, um grupo de entusiasta assinava um documento que tornaria Cambará emancipada do município de Jacarezinho. Começava oficialmente ali uma brava história de um povo forte que acostumou a vencer desafios.

 

Mas nossa origem, segundo documentos anexados no site da prefeitura, começou pra valer no início no século passado, com a ocupação das terras às margens do Alambari que até então eram raramente visitadas até mesmo por caçadores em busca da caça farta existente na época.

A exuberância da terra fértil, rica em madeira de lei despertou nos primeiros visitantes interesse pelo lugar. E assim, com boas notícias, formou-se o primeiro povoado as margens do Alambari, que mais tarde reivindicava de Jacarezinho o direito de escrever sua própria história. CLQUE AQUI E LEIA A ÍNTEGRA DO TEXTO.

Discorridos 96 anos desde que se torno município, Cambará foi palco de grandes acontecimentos, momentos marcantes de conquistas e também de tempos difíceis. Nada que não tenha sido superado, afinal, nossa gente é aguerrida.

Os pioneiros derrubaram a mata, desbravaram a terra, semearam e viram brotar do chão o progresso. Gente que viveu sob choupanas cobertas de ramagem, longe, portanto, de qualquer resquício de conforto. Gente que sonhou e se esforçou para tornar possível o que somos hoje.

Nossa gente é forte, enfrentou de tudo. De conflitos políticos a dias difíceis por intempéries naturais. A geada da década de 70 nos causou grandes prejuízos na nossa pujante lavoura de café e tornou difíceis os dias por aqui. O acontecimento fez muita gente sentir na pele o peso do tranco econômico e este povo teve que se reinventar, se reencontrar e buscar forças para seguir adiante. Nós conseguimos...

Chegamos a 96 anos e com um grande desafio pela frente. O mais dura até aqui será vencer a covid-19 que chegou para bagunçar nossas vidas.

Aos poucos estamos nos acostumando a conviver com o novo. Uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento. Isto tem controlado um pouco o avanço da doença que já matou quatro pessoas da cidade até aqui.

 

Na noite que antecedeu o aniversário de nossa cidade, fomos surpreendidos com a notícia de que os casos de covid-19 tinha alcançados patamares perigosos. São neste momento 126 pessoas contaminadas pela doença. A Secretaria de Saúde local informou que os números se deve a entrada do vírus no departamento penitenciário. Todos os detentos e funcionários do DEPEN passaram por exames e constatou que 95 deles testaram positivo para convid. Todos estão recebendo tratamento adequado.

Apesar de parecer difícil, não há dúvidas de que a vitória sobre o vírus chinês vai acontecer. E para isto, contamos com um grupo de cambaraenses que estão lutando para que este dia chegue o quanto antes. São os médios, enfermeiros, profissionais da área da saúde de uma maneira geral, que não medem esforços para nos dar a tranquilidade necessária para enfrentarmos esta crise.

O comércio tem feito sua parte e o cambaraense de uma maneira geral tem colaborado, apesar de haver ainda alguns exageros.

 

Neste 21 de setembro, em que Cambará completa 96 anos, não houve os desfiles cívico das escolas municipais, estaduais e particulares como tradicionalmente o cambaraense reverencia a sua cidade natal nesta data tão especial. Em contra partida, os cambaraense inundaram as redes sociais para exaltar o seu amor por esta cidade.

As autoridades, por sua vez, realizaram uma cerimônia simples, mas respeitosa para marcar a data. Os pavilhões foram hasteados e em sinal de respeito e os hinos de Cambará e Nacional foram tocados para uma plateia que se arriscou para acompanhar o ato público.

Hoje foi simples, mas foi de coração.

Parabéns Cambará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias