Quarta, 28 de Outubro de 2020 17:24
43 9 9937 4574
CIDADES CAMBARÁ!

EM MEIO A SURTO DE COVID, CADEIA DE CAMBARÁ TEM FUGA DE 34 PRESOS

Presença do vírus na carceragem, com 95 infectados, é apontada como motivo de revolta entre detentos e posterior fuga

22/09/2020 16h44 Atualizada há 1 mês
Por: Nathália Bonhole Fonte: Tribuna do Vale
Sabe-se que a fuga foi prontamente percebida pelos agentes carcerários que acionaram a Polícia Militar. Ainda na parte da manhã da terça-feira já havia a confirmação de que dois fugitivos foram recapturados
Sabe-se que a fuga foi prontamente percebida pelos agentes carcerários que acionaram a Polícia Militar. Ainda na parte da manhã da terça-feira já havia a confirmação de que dois fugitivos foram recapturados

Em meio a um surto de Covid-19 entre os detentos, a cadeia pública de Cambará registrou uma fuga em massa de presos durante a madrugada de terça-feira (22). Foram 34 detentos que conseguiram fugir através de um túnel que ligava a carceragem ao Tiro de Guerra do município, vizinho à unidade prisional.

A fuga aconteceu por volta das 5h da manhã e teria acontecido após uma revolta dos detentos por conta do surto de Covid-19 no interior da cadeia com registro de 118 infectados. Até o fechamento desta matéria não havia maiores detalhes da fuga.

Sabe-se que a fuga foi prontamente percebida pelos agentes carcerários que acionaram a Polícia Militar. Ainda na parte da manhã da terça-feira já havia a confirmação de que dois fugitivos foram recapturados.

Inicialmente foi divulgado que eram pelo menos 20 detentos que haviam escapado. No período da tarde, porém, a reportagem da Tribuna do Vale conseguiu a informação junto ao Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) de que o número exato de presos que fugiram é de 34.

O Depen ainda afirma que a PM do município deu apoio na contenção dos demais presos, que também tinham a possibilidade de fuga pelo túnel, e que abrirá um inquérito policial e um procedimento administrativo para apurar o caso.

Segundo fontes não oficiais, todos os detentos que fugiram testaram positivo para Covid-19. Vale lembrar mais uma vez que até o momento da fuga em massa havia mais de 120 presos na carceragem, número quatro vezes superior à capacidade do prédio.

COVID-19

Ainda em nota enviada à Tribuna do Vale, o Depen também informa que, ao todo, foram feitos 129 testes para a Covid-19 entre população carcerária e agentes. Destes, 118 presos e dois servidores apresentaram resultado positivo para a presença do vírus. Sendo assim, devido ao alto número de contaminados, a carceragem foi interditada e novas entradas estão proibidas. Os presos contaminados são acompanhados diariamente por uma equipe de saúde no próprio local. 

De acordo com a nota. o estado de saúde dos detentos é considerado bom, com sintomas leves, sendo a maior parte deles assintomáticos. Por isso, até o momento, não foi necessária nenhuma transferência para tratamento de saúde. 

Testagem na cadeia de Jacarezinho aponta apenas um caso de Covid

O Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) confirmou que dos 140 testes feitos em presos da cadeia pública de Jacarezinho, apenas um testou positivo para Covid-19. A testagem aconteceu durante a semana passada após um detento apresentar sintomas da doença.

O preso infectado, inclusive, passou pela quarentena na unidade sentinela de Cornélio Procópio, está bem e já retornou à Jacarezinho para o cumprimento da pena. A princípio a situação é tratada como controlada, já que não há outros detentos com sintomas de Covid-19. De qualquer forma uma nova testagem em massa deve ser realizada nas próximas semanas.

É importante dizer que a unidade prisional de Jacarezinho também atua com número de presos muito superior à capacidade da unidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias