Quarta, 28 de Outubro de 2020 16:49
43 9 9937 4574
EDUCAÇÃO! FILOSOFIA NO FONINHO

PODCAST DE AULAS DE FILOSOFIA FACILITA ACESSO DOS ALUNOS AO CONTEÚDO

Professora que dá aulas em dois colégios estaduais de Curitiba criou o projeto Filosofia no Foninho, referindo-se aos fones de ouvido, muito usados pelos estudantes

06/10/2020 16h03 Atualizada há 3 semanas
Por: Nathália Bonhole Fonte: AEN
 A ideia é que os alunos tenham os conteúdos disponíveis e possam ouvir mesmo enquanto fazem outras atividades
A ideia é que os alunos tenham os conteúdos disponíveis e possam ouvir mesmo enquanto fazem outras atividades

 

As aulas de Filosofia dos alunos dos colégios estaduais Hildebrando de Araújo e Manoel Ribas, em Curitiba, estão mais interativas, graças a um projeto da professora Suzan dos Anjos. Ela passou a gravar seus conteúdos de aula em formato de podcast e o aluno pode, de forma simples e prática, consumir toda a matéria. A professora chama a iniciativa de Filosofia no Foninho.

“Como os adolescentes estão sempre usando foninho – diz referindo-se aos fones de ouvido – pensei em criar essa série de aulas em formato de áudio para que eles pudessem consumir os conteúdos enquanto estão fazendo outras atividades ou mesmo realizando tarefas domésticas”, explica a professora.

Suzan explica que produz, em sua própria casa, as aulas na ferramenta Podcast disponibilizada pelo próprio Classroom do Aula Paraná. Primeiro, ela prepara a aula, escolhe os temas a serem debatidos e produz o conteúdo, que fica disponível no Spotfy e também no Classoom do aluno.

A aluna Mariana da Silva de Godoi, do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo, conta que já tinha o hábito de acessar podcasts e que ouvir as aulas e Filosofia através da ferramenta tem sido uma experiência nova e positiva.

“Se eu ficar perdida na aula ou não entender algo, posso dar replay e ouvir o conteúdo que a professora estava explicando. Enquanto isso posso fazer anotações, tirar dúvidas e outras ações”, conta a aluna.

A iniciativa é um exemplo de quanto os profissionais da Educação estão inovando neste momento de aulas remotas e como as ferramentas do Aula Paraná possibilitaram a criação de novos meios de lecionar.

“Estou fazendo diversos experimentos e tentativas pedagógicas que atinjam os alunos. Quero mantê-los motivados nos estudos e oferecer dinamismo em minhas aulas. Esse é o principal objetivo do Filosofia no Foninho”, destaca a professora.

INCLUSÃO - A professora Suzan explica que graças às ferramentas on-line e ao Classroom ela conseguiu produzir conteúdo de uma forma que incluísse a todos e atendesse às diversas demandas dos estudantes.

Ela explica para os alunos com deficiência auditiva existe a possibilidade de baixarem um aplicativo que transcreve os áudios, o que garante o entendimento de toda a aula.

“Os alunos surdos, por meio de aplicativo de celular, podem acompanhar todas as minhas aulas através da leitura e, assim, não são prejudicados. Continuam recebendo o mesmo conteúdo que o resto da turma e com a mesma qualidade”

“Se o aluno não possui internet para ouvir minhas aulas pelo podcast, eu baixo o arquivo e envio no whatsapp do estudante. Dessa forma, ele pode ouvir todo o conteúdo off-line e sem gastar seus dados”, conta a professora.

As aulas de Filosofia no Foninho têm atraído a atenção dos estudantes e engajado as turmas da professora Suzan. Ela constata e comemora a maior participação dos alunos e garante que a série continuará.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias