Sábado, 31 de Julho de 2021 08:19
43 9 9937 4574
BELLA GENTE GENTE QUE INSPIRA!

HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO E CORAGEM RENDE PRÊMIO MULHER EMPREENDEDORA A TÂNIA LIMA

Cambaraense foi o destaque anual do Prêmio oferecido pela Fecomércio PR, por intermédio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG)

16/01/2021 11h17 Atualizada há 6 meses
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: C.Roberto Francisquini
Tânia Lima recebe prêmio da FECOMÉRCIO por história de luta e superação
Tânia Lima recebe prêmio da FECOMÉRCIO por história de luta e superação

A Fecomércio PR, por intermédio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), realiza anualmente o prêmio Mulher Empreendedora. De acordo com a organização do evento, o objetivo da iniciativa é valorizar e estimular o empoderamento e empreendedorismo feminino. Cada uma das 22 Câmaras instaladas no estado indica uma empresária de destaque na sua região. Com pouco mais de um ano de instalação em Cambará, a CEMG vem desempenhando papel diferenciado no município. São ainda concedidas homenagens especiais a mulheres de destaque no estado.

A Câmara da Mulher Empreendedora local é presidida pela engenheira civil Monike Trautwein Diniz Ribeiro de Camargo, que destaca a importância da entidade e suas contribuições para o engajamento feminino na cidade.

Esta é a primeira vez que a CEMG de Cambará participa do evento e a história de superação e coragem da cambaraense Tânia Regina de Lima Luis ganhou projeção estadual e rendeu a empreendedora o Troféu e homenagens.

Integrantes da Câmara da Mulher Empreendedora de Cambará

A FECOMÉRCIO informou que em virtude da atual crise do coronavírus, o prêmio, tradicionalmente entregue em uma cerimônia concorrida no SESC – Curitiba, com a presença das principais lideranças estaduais da indústria, comércio e da política, neste ano ficou restrito aos núcleos das 22 CEMEGs instaladas no Estado.

Em Cambará, o Núcleo da Câmara da Mulher Empreendedora fez a entrega oficial da comenda a Tânia Lima em uma cerimônia reservada restrita aos integrantes da CEMEG e familiares da homenageada.

Tânia comentou sobre a premiação durante breve entrevista ao programa Circulando no Rádio. “Tenho que agradecer a Deus por nunca ter me permitido desistir de meus sonhos”, resumiu.

 

UMA BICICLETA, UM RÁDIO, 5 CDs E UMA IDEIA NA CABEÇA 

 A História de superação e coragem de Tânia Lima teve início no ano de 1999, após ficar desempregada e com dois filhos pequenos para criar. Sozinha e sem muitos recursos, ela conta que começou a empreender apostando nos serviços de tele mensagens. Nesta época Tania recorda que investiu na aquisição de 1 rádio e 5 CDs e uma linha telefônica.

 

“Assim começa a minha história como empreendedora, conforme minha freguesia foi aumentando consegui chegar aos 60 CDs com mensagens para todo tipo de ocasião”, recorda. Tania usava uma bicicleta para fazer as cobranças de porta em porta pela cidade e foi nesta época que ele teve outra ideia para agregar renda no orçamento da família. Produzir e vender cocadas. “Tive a ideia de fazer cocada caseira para oferecer aos meus clientes, para ter uma renda maior e deu tão certo, Graças a Deus, que os clientes começaram a pedir salgados também, mesmo sem ter experiência no ramo da culinária, fui perseverante e aprendi com muito esforço e dedicação. Foram 6 anos empreendendo nessas atividades e com elas vieram as primeiras conquistas, a que mais me orgulho foi ter na época conseguido comprar uma moto Honda Biz substituindo assim a tão utilizada bicicleta”, emociona-se. Com a freguesia aumentando e se tornando fiel, nascia o sonho de abrir um comércio no centro da cidade. Convencida de que esta era a decisão certa a fazer, Tânia vende o negócio de telemensagens e com o recurso, investe na fabricação de salgados e posteriormente surge a oportunidade de adquirir um ponto comercial na rua principal do comércio de Cambará.

 

 

Nasce o Pastel Café

 

“Na época este ponto era conhecido como “LATINHA”, a expressão se dava pelo o que as pessoas comentavam: “Lá tinha isso, lá tinha aquilo”, pois nada ia para frente naquele ponto”, recorda. Tânia descreve que no início muitas pessoas tentaram desencoraja-la da ideia. “Eu via oportunidades onde as pessoas enxergavam apenas problemas, foquei no meu objetivo e não dei ouvidos a elas e coloquei minha confiança em Deus e hoje o Pastel Café funciona neste local há 16 anos.

 

Com 4 tipos de salgados

 

Tânia conta que nos primeiros cinco anos foram de aprendizado com as muitas dificuldades e renda apertada. “Não desisti do meu sonho, logo após esse período as coisas foram melhorando e o Pastel Café foi ganhando seu espaço no quarteirão, onde se apresentava 4 tipos de salgados e hoje está com mais de 80 tipos, e ainda várias sobremesas para acompanhar”, orgulha-se.

Hoje quem está a frente do Pastel Café são seus dois filhos, dá emprego para 6 pessoas e coleciona elogios pela qualidade dos produtos que oferece.

 

Empreender é preciso

 

Com os negócios do Pastel Café em boas mãos e seguindo prosperando, Tânia dá asas a imaginação e vai empreender em outros campos, agora no ramo de confecção.  

“Estou atuando com 2 lojas de vestuário Masculino/Feminino, sendo 1 loja em Cambará e outra na cidade de Joaquim Távora, ao todo somos em 10 funcionários”, diz. “Pensar que apenas eu, uma bicicleta e um sonho conseguiria crescer a tal modo a prover o emprego para 10 pessoas, é algo realmente muito satisfatório, me sinto realizada”, avalia.

 

Projeto Social

 

Pescadores de Vidas é o mais recente desafio que Tânia Lima, ao lado do marido Ricardo Luis, Pastor da Igreja Assembleia de Deus, estão empenhados. Ela conta que em conjunto ao DEEPAR (Departamento de Evangelismo do Estado do Paraná) viaja aos finais de semana pelo Estado do Paraná levando a palavra de Deus e fazendo chegar as pessoas carentes em situações de vulnerabilidade social, dependentes químicos e outros.

“O melhor deste sonho é que eu não sonho sozinha, no grupo contamos com vários voluntários como dentistas, advogados, cabeleireiros e médicos para de imediatos fazerem consultas sem custo algum e encaminhar ao que precisarem e isso já acontece a 7 anos”, resume.

Tânia Lima integra a Câmara da Mulher Empreendedora de Cambará e seu nome está grafado no roll da FECOMÉRCIO como uma das paranaenses que inspiram as paranaenses. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias