Segunda, 25 de Outubro de 2021 02:12
43 9 9937 4574
BELLA GENTE FOCO!

ESTUDANTE DE CAMBARÁ ESTÁ ENTRE OS MELHORES DO BRASIL

Atual medalhista de Ouro na OBA, Raul Fonseca Poças garante vaga na UNICAMP e coleciona outros impressionantes resultados nas principais avaliações e simulados realizados pelo Sistema Positivo

02/02/2021 15h21 Atualizada há 9 meses
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: C.Roberto Francisquini
Atual medalhista de Ouro na OBA, Raul Fonseca Poças garante vaga na UNICAMP e coleciona outros impressionantes resultados nas principais avaliações e simulados realizados pelo Sistema Positivo
Atual medalhista de Ouro na OBA, Raul Fonseca Poças garante vaga na UNICAMP e coleciona outros impressionantes resultados nas principais avaliações e simulados realizados pelo Sistema Positivo

“Não pule fases”. Foi a resposta que o cambaraense Dr. Nestor Duarte, disse-me quando perguntei, assim que ele venceu o concurso público e se tornou Professor Titular da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – Universidade do Estado de São Paulo – USP, uma das maiores e mais prestigiadas Instituições de Ensino Superior do Mundo.

Para quem não sabe, Dr. Nestor é advogado graduado no curso de Direito da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Foi lá que ele sonhou estudar quando ainda era criança, tornou-se Professor, Professor Livre Docente e atualmente é Professor Catedrático, termo pouco usado no Brasil, mas que se designa ao Título de Professor Titular, o mesmo que dizer que uma pessoa atingiu o último degrau, o topo da carreira profissional, no caso de Dr. Nestor, o Magistério.

O que é preciso fazer para se alcançar o topo?

“Não pule fases, tudo tem seu tempo”, disse o Professor Nestor, “quando criança, aprendi que há tempo para tudo. Há momentos para brincar, mas há também o tempo para estudar, traçar um objetivo, manter o foco e seguir em frente”, pontuou.

Mas qual a relação entre Dr. Nestor e o jovem Raul Fonseca Poças? Muitas, eu presumo. A mais importante talvez seja o foco. Raul é um garoto formidável, obstinado, esforçado entre outros adjetivos.

Aluno do Colégio Nossa Senhora das Graças-CNSG desde as séries iniciais, Raul tem dado demonstração de como o esforço e a dedicação aos estudos resultam em conquistas pessoais que enchem de orgulho seus pais, professores, amigos e as Irmãs da Congregação do Sagrado Coração do Verbo Encarnado, mantenedora do Colégio Nossa Senhora das Graças.

Atual medalhista de Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia, Raul Fonseca Poças coleciona outros impressionantes resultados nas principais avaliações e simulados realizados pelo Sistema Positivo.

Agora ele parte para mais uma jornada: a Faculdade. Vai cursar Engenharia Física na prestigiadíssima e concorrida UNICAMP Universidade Estadual de Campinas e deixa um legado importante na história do CNSG, instituição de ensino tradicional em Cambará que tem como lema preparar seus alunos para a vida.

 

Acompanhe a seguir depoimentos de seus pais e professores.

 

MENINO TÍMIDO

 

É com muito prazer que venho falar um pouquinho do ingresso escolar do Raul, pois tive o privilégio de compartilhar com ele alguns dias da minha vida. Há anos atrás, quando eu lecionava no CNSG, na série do maternal com crianças de 2 a 3 anos, Raul começou a “visitar” a escola, e essas visitas eram semanais. Raul sempre estava na companhia de seu pai, Zé, que ficava o tempo todo observando seu filho. No início, Raul se apresentava um menino tímido, por isso, interagia pouco com a professora e com os demais alunos, mas, com o passar do tempo, foi revelando suas habilidades, concentração, criatividade e ampliando seu vínculo social. Adorava brincar no parquinho e participar de atividades lúdicas. Somente no ano seguinte, Raul começou a frequentar a escola diariamente. Atualmente, Raul se destaca por suas conquistas, fruto de sua dedicação aos estudos.

Parabéns, garoto!

_______________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

VOA ALTO RAUL, O MUNDO É SEU!

 

Raul e eu nos encontramos no 1° ano do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora das Graças. Fui sua professora alfabetizadora. Um menino de timidez disfarçada, voz grossa para sua idade, vezes sério e de sorriso inesquecível. Raul, apesar da pouca idade, sempre foi disciplinado e aplicado na escola. Amava brincar com seus amigos e personagens, e encarava suas atividades pedagógicas com muita dedicação. Sua alfabetização aconteceu com êxito. Hoje, alguns anos depois do nosso encontro, me sinto tão orgulhosa de você Raul! Das suas conquistas! E eu sei, isso é só o começo! Nada é mais gratificante  para um professor do que o sucesso do seu aluno!

Voa alto Raul, o mundo é seu!

 _______________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

MENINO CALMO E CAPRICHOSO

 

Fui professora do Raul na Educação Infantil - Jardim III, no ano de 2007. Menino calmo, caprichoso, companheiro dos amigos e professoras, não tinha dificuldade na aprendizagem. Gostava de participar das aulas de educação física, informática e atividades no parque. Sempre acompanho sua trajetória  educacional, estou orgulhosa pelo seu desempenho e muito pelo feliz por ter feito parte da sua história.  

_______________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

HABILIDADE PARA APRENDER E SE DIVERTIR

 

A experiência de ter sido professora do Raul por dois anos no Ens. Fundamental I e depois no Ens.Fundamental II, foi extremamente gratificante. Crianças como Raul, digo criança pois é assim que ainda o vejo, são exemplos claros de como a participação efetiva dos pais na educação é fundamental. O Raul além de inteligente e muito esperto sempre foi o tipo de amigo que todos os demais gostavam de brincar, pois ele dosava com muita habilidade aprender e se divertir. Sou muito grata pela oportunidade que a vida meu deu de cruzar os caminhos do Zé, da Marisilvia e do Raul e só desejo a ele todo sucesso do mundo, pois ele merece! Sei que ele vai longe e eu vou estar mesmo que a distância sentindo muito orgulho a cada passo alcançado por ele!

 

_______________________________________________________________________________________________ 

 

 

 

 

 

DEDICADO E INTERESSADO PELOS ESTUDOS

 

 

Com alegria escrevo hoje de um estudante espetacular, nosso querido Raul Fonseca Poça. Embora tenha trabalhado diretamente com o Raul por pouco tempo, nas aulas complementares de atualidades e vestibulares, quando ele ainda estava no 1º Ano do

Ensino Médio, pude perceber o quanto é dedicado e interessado pelos estudos. 

Lembro-me nitidamente que ele antes de entrar para as aulas conversava, brincava, corria pelo pátio com os colegas, como qualquer adolescente da sua idade, mas quando a aula começava, tomava a postura de quem já sabia onde queria chegar.

Seus olhos vibrantes e atentos seguiam o menor movimento que eu fazia. Ele estava realmente concentrado, não anotava muitas coisas no caderno, mas absorvia o que era discutido. 

Em nossas aulas refletíamos sobre as possibilidades que os estudantes têm de ingresso em universidades dentro e fora do país, que muitas vezes são poucos divulgados, exemplo disso é a OBA. 

Desejo ao Raul muito aprendizado, felicidades e sucesso nesta nova etapa da vida, foi um grande prazer tê-lo como aluno.

 

Ir. Áurea Ignácio

 

_______________________________________________________________________________________________

 

 

SOBRE SER “BOM ALUNO”

Lembro-me do entusiasmo do primeiro dia de aula do Raul, certamente um dia feliz, muitas expectativas; seguiram-se outros: amigos, brincadeiras, situações hilárias..., lembro-me também dos dias não tão felizes, do cansaço, da dificuldade e do desânimo em alguns momentos.

Nessa retrospectiva, na conclusão do Ensino Médio, em um ano de tantos desafios como foi 2020, que testou os limites de nossa resiliência, tenho ainda mais certeza de como vale a pena uma formação básica robusta, no modo presencial ou online; não existem atalhos, nem milagres: a aprendizagem é um passo de cada vez, do mesmo modo não existem fracassos e sim etapas e cada uma delas é essencial nesse processo.

Ser um bom aluno não é fácil, mas é possível! É preciso empenho e comprometimento do estudante, apoio e investimento da família e claro, um colégio que dê uma formação básica de qualidade. Tais fatores são indispensáveis e se faltar um deles, o processo de aprendizagem será comprometido.

A excelente performance do Raul é a feliz conjunção destes três fatores, desde a Educação Infantil no Colégio Nossa Senhora das Graças até o Ensino Médio no CEMEC, houve muitas horas de dedicação ao estudo.  Esforço coletivo: da direção à equipe de limpeza, da equipe pedagógica aos professores que prepararam aulas, avaliaram, corrigiram, retomaram o conteúdo e se desdobraram no modo online, para transmitir seus conhecimentos.

Da mesma forma houve total empenho do Raul para aprender e entre acertos e erros, progressos e dificuldades assimilar o conhecimento necessário para o seu desenvolvimento, além de vivenciar no ambiente escolar, tanto presencial quanto online; valores, atitudes e comportamentos propícios para uma boa formação humana.

O sentimento é de muita gratidão a todos que passaram pela vida escolar do Raul e contribuíram para o seu desenvolvimento pleno. Muito obrigada!

É indescritível o sentimento de alegria ao ver esta trajetória de dedicação aos estudos, levar o Raul a um patamar de resultados de grande expressão que tanta nos orgulha!

                Como professora, desfrutei do privilégio de tê-lo como aluno, Como mãe, sinto-me imensamente honrada em acompanhar suas conquistas, peço a Deus que o abençoe e o proteja sempre!

Parabéns!! Raul, voe alto e realize todos os seus sonhos, tenha sempre confiança, pois seu alicerce é firme!

 

 

Marisilvia A. Fonseca - Mãe do Raul e do Artur e Professora de Língua Portuguesa.

 

 

 

VALEU A PENA

 

É um imenso prazer falar sobre um aluno, de suas conquistas, do seu progresso e desenvolvimento. O prazer aumenta ainda mais quando esse aluno é seu próprio filho.

Lembro-me do primeiro dia de aula do Raul, segurei-o pela mão, para subir as escadas em direção à Educação Infantil, isso no ano de 2007. Ali, entregava meu filho aos cuidados e ensinamentos das professoras e da equipe pedagógica do Colégio Nossa Senhora das Graças, iniciando assim a sua formação intelectual, reforçando os princípios morais e o desenvolvimento do Raul como cidadão.

O Colégio Nossa Senhora das Graças foi o lugar onde meu filho encontrou os meios de se preparar para realizar seus projetos de vida. A qualidade do ensino do CNSG deu toda a condição necessária para ele alcançar seus objetivos.

Agradeço imensamente os professores do CNSG e do Centro de Ensino Médio Cambará por ter preparado o Raul para viver em coletividade, sempre levando a ética ao centro das reflexões e do exercício de cidadania. Esses mesmos professores ensinaram, além do conteúdo, a convivência com os amigos pautada no respeito e solidariedade.

Todas essas conquistas não seriam possíveis sem o comprometimento e a dedicação do Raul. Um aluno sempre empenhado, esforçado e muito disciplinado dentro e fora da sala de aula. Foram anos de dedicação, finais de semana estudando, enfim, muito sacrifício, porém teve tempo de ser uma criança e um adolescente como qualquer outro, também brincou e se divertiu muito na Escola.

Não há nada mais gratificante do que olhar para trás e ver que tudo valeu a pena. Hoje, colhemos o resultado daquilo que foi plantado em 2007, desde a escolha pelo CNSG na educação infantil até a sua permanência no Ensino Médio, ou seja, um ciclo forte, sólido que em momento algum se rompeu.

Parabéns Raul Fonseca Poça pela sua disciplina e dedicação aos estudos. Parabéns Colégio Nossa Senhora das Graças por todo o carinho e atenção para com o Raul. Parabéns professores do CNSG e do Centro de Ensino Médio por todo o conhecimento transmitido ao meu filho.

 

José Aparecido Figueira PoçaPai do Raul e Professor

_______________________________________________________________________________________________

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias