O Prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto assinou termo de compromisso para implantar no município um dos mais consagrados projetos de Lions Club Internacional: o Lions Quest, um programa de habilidades para vida e prevenção do uso de drogas desenvolvido pela Fundação de Lions Clubs Internacional. O programa está presente em mais de 100 países no mundo e é traduzido para mais de 50 Idiomas e oferece aos jovens as habilidades necessárias para a vida, como aprender a assumir responsabilidades, estabelecer metas, tomar decisões responsáveis e resistir à pressão para o uso de drogas ou álcool.
Em Cambará, a Presidente do Lions Clube local, Kelly Marzenta e demais membros da sociedade leonistica, se reuniu com o prefeito municipal para formalizar a parceria. O encontro contou com a presença do Governador do Distrito LD-6 Ari Eduardo Stroher que apresentou o programa às autoridades municipais. A principio, segundo se apurou, o programa será implantado no ensino fundamental I da rede municipal e no Colégio Angelina Ricci Vezozzo no ensino fundamental II.
O programa conta com a capacitação de profissionais da educação e também de voluntários.
A iniciativa de implantar o Lions Quest em Cambará partiu da Presidente Kelly Marzenta, que foi as redes sociais para expressar seu contentamento.
“Hoje o dia é de muita alegria e de agradecimentos”, comemorou.
Conheça mais sobre o Programa Lions-Quest
O Lions-Quest é um programa de habilidades para vida e prevenção do uso de drogas da Fundação de Lions Clubs International, implementado em mais de 100 países no mundo, além disto, o Lions Quest tem o objetivo primordial de unir a Escola, a Família e a Comunidade para incentivar o desenvolvimento sadio das Crianças e dos Adolescentes, estimulando importantes habilidades como :
A autodisciplina
A auto confiança
As emoções
O bom senso
A responsabilidade (A capacidade de dizer “Não”) (O compromisso ao dizer “Sim”),
Melhor Comunicação (ouvir, falar e entender o que está sendo dito),
As boas relações com os outros (resolução de Conflitos),
Escolhas Saudáveis (prevenção ao uso de álcool e drogas),
O interesse na prestação de serviços à comunidade.
Conheça as metas do programa Lions Quest
Ter a participação das famílias, da escola e da comunidade para apoiar o desenvolvimento sadio e o sucesso de todos os jovens.
Ajudar os adolescentes a desenvolverem comportamentos positivos, tais como: autodisciplina, o bom senso, a responsabilidade e as boas relações com os outros.
Ajudar os adolescentes a se comprometerem de maneira positiva com suas famílias, escolas, amigos e comunidade.
Dar oportunidade aos adolescentes de praticarem atos de cidadania mediante a cooperação e o serviço à comunidade (voluntariado).
Celebrar a diversidade e promover o respeito por si mesmo e pelos outros.
Ajudar os adolescentes a resistirem às pressões negativas e a crescerem sem usar drogas.
Dar apoio aos professores, administradores e outras pessoas envolvidas no programa, proporcionando-lhes materiais eficazes, cursos de capacitação e serviços de acompanhamento.
“Escola, Família e Comunidade, unidas para auxiliar o adolescente a desenvolver Habilidades para a vida e para a boa cidadania em um ambiente sólido e afetivo.”
O programa trabalha com uma disciplina na grade curricular da Escola conforme a faixa etária do aluno:
Habilidades para o Crescimento ( 5 a 10 anos).
Habilidades para a Adolescência (11 a 16 anos).
Habilidades para a Ação (16 a 19 anos).
No Brasil trabalhamos o Programa LQ abrangendo “Habilidades para o Crescimento” e “ Habilidades para a Adolescência” em diversos Estados. E o “Habilidades para a Ação” ainda não está traduzido nem implantado no Brasil.
O Programa Lions Quest consiste em:
_ Capacitação dos professores, CCLL e Voluntários,
_ Aulas semanais com alunos (a disciplina na grade curricular).
_Envolvimento Aluno/Escola/Família.