Terça, 03 de Agosto de 2021 14:48
43 9 9937 4574
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Audiência discute importância da Caixa na recuperação econômica do País

Relator recomendou a punição de censura verbal ao deputado

18/06/2021 13h00
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: Agência Câmara de Notícias
Deputados também devem discutir situação dos aprovados no último concurso da Caixa, em 2014 - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Deputados também devem discutir situação dos aprovados no último concurso da Caixa, em 2014 - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Comissão e Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados discute, na próxima quarta-feira (23), a importância da Caixa Econômica Federal (CEF) como banco de políticas públicas de fomento e para a recuperação da economia brasileira.

O deputado Zé Neto (PT-BA), que pediu o debate, afirma que a Caixa é uma das mais importantes empresas públicas do País, mas está diante de diversos desafios, relacionados à gestão de suas agências e seus funcionários.

"É um patrimônio do povo brasileiro que deve ser preservado para continuar servindo como instrumento para a realização de políticas públicas", afirma Neto, lembrando que o banco foi imprescindível para avançar nas políticas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida, e para viabilizar o pagamento do auxílio emergencial.

"Verificam-se diversas medidas para fechar agências, realizar vendas de carteiras pouco explicadas, efetivar programas de demissões e preparar a empresa para alguma forma de desestatização, em consonância com a perspectiva de que é melhor passar ativos públicos ao setor privado, como se houvesse bancos privados capazes de efetivar as políticas que a CEF realiza", critica.

Neto quer discutir a revitalização da Caixa Econômica. "Nesse contexto, ao invés de enxugá-la, é preciso pensar no tamanho da empresa e do corpo técnico que são necessários para que a CEF seja instrumento efetivo da recuperação da economia e da sociedade no País."

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com os deputados, entre outros:
- o ministro da Economia, Paulo Guedes;
- o presidente da Caixa, Pedro Duarte Guimarães; e
- o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto.

O debate será realizado no plenário 5, a partir das 16 horas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias