Segunda, 20 de Setembro de 2021 16:34
43 9 9937 4574
Turismo TURISMO REGIONAL

Turismo do NORTE PIONEIRO ganha destaque no cenário nacional

Com localização estratégica, Angra Doce, Rota do Rosário e Rota do Café atrai turistas para o Norte Pioneiro

03/08/2021 08h21 Atualizada há 2 meses
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: Jivago França / Da redação JDS Comunicação
presidente da ATUNORPI, Welington Trautwein Bergamaschi.
presidente da ATUNORPI, Welington Trautwein Bergamaschi.

Texto e fotos: Jivago França

A Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná – ATUNORPI recentemente apresentou o seu programa de turismo e desenvolvimento da Região Turística do Norte Pioneiro em uma reunião com lideranças do estado do Paraná na cidade de Carlópolis. A pauta principal teve a atuação da ATUNORPI com a primeira Área Especial de Interesse Turístico Federal (AEIT) Angra Doce como catalisador do desenvolvimento e atração de investimento para o Turismo regional.

 

Com sua localização estratégica, o Angra Doce recebe um número cada vez maior de visitantes e turistas, que se complementam com o fluxo turístico de outros dois produtos turísticos do Norte Pioneiro: a Rota do Rosário e Rota do Café.

 

Um dos destaques de atuação da ATUNORPI foi a apresentação do mapeamento parcial do reservatório Xavantes e o potencial validado para esportes náuticos, como a Vela.

“Este é um importante selo para a região que cada vez ganha destaque no cenário nacional”, destacou o presidente da ATUNORPI, Welington Trautwein Bergamaschi.

 

Os próximos passos da entidade estão focados no fortalecimento da Governança do Angra Doce através de evento com lideranças dos Estados do Paraná, São Paulo e autoridades do Governo Federal. A proposição do 1º Congresso e Feira Náutica de Águas Fechadas do Paraná, onde obteve o apoio das lideranças paranaenses presentes.

 

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Márcio Nunes também esteve presente na reunião.

“Essa é uma região muito bonita, com muito potencial, e acredito que ações integradas entre Estado, municípios e iniciativa privada podem trazer ainda mais progresso para o setor, que já tem uma consolidação em nível de Paraná e já gera uma movimentação econômica interessante. Claro que estamos aqui para dizer que o objetivo é aumentar esse giro do turismo na região”, disse o secretário.

 

Além do secretário estadual, participaram da reunião em Carlópolis na última quinta-feira (29), o diretor presidente do IAT (Instituto Água e Terra), Everton de Souza, o prefeito de Carlópolis, Hiroshi Kubo, o Secretário de Turismo de Carlópolis, Nilton José Teles, o prefeito de Ribeirão Claro, João Carlos Bonato, o vice-prefeito de Siqueira Campos, Paulo Leite, o chefe de Gabinete da prefeitura de Jacarezinho, Willian Ferreira, a secretária  de Indústria Comércio, Turismo e Serviços de Jacarezinho, Gabriela Higuti, a Assessora de Gabinete de Siqueira Campos, Vera Lúcia de Brito Ferreira de Melo, o chefe do escritório regional do IAT, Marcos Antônio Pinto, o consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, o deputado federal Pedro Lupion e o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli.

O próximo encontro do Angra Doce será no dia 25 de agosto de 2021 em evento reservado para os 15 municípios integrantes da Área Especial de Interesse Turístico Federal e autoridades dos Estados do Paraná e São Paulo.

ATUNORPI- Associação Turística do Norte do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. Ela é uma Instância de Governança Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região do Norte Pioneiro é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias