
Com apenas 19 anos, William Henry Gates, mais conhecido pelo apelido Bill, fundou com Paul Allen, seu amigo de infância e colega na Universidade de Harvard, a empresa Microsoft, que em poucos anos tornou-se uma das maiores e mais influentes empresas de software.
Atualmente, Gates é um dos homens mais ricos do mundo. A Microsoft desenvolveu o sistema operacional MS-DOS (Microsoft Disk Operating System), vendido em 1980 à IBM e, apesar da reserva de direitos, posteriormente também à concorrência, assegurando o monopólio do mercado de software.
A partir dos anos 90, Gates passou a se interessar pelos mercados em expansão da Internet e da multimídia e praticamente comandou a operação dos computadores pessoais de todo o mundo, com o programa Windows.