
![]() |
| Vereador Marcio Abertini, Carlos Alberto Silva de Oliveira – Diretor de Transporte do município Jairo Tamura – Consultor da Econorte e Maira Medeiros Haggi – Secretária de Infraestrutura Urbana de Cambará |
Cambará
C.Roberto Francisquini
O vereador Marcio Abertini (PR), encabeça grupo que cobra da Econorte, melhorias na BR369 no perímetro que corta a cidade de Cambará. O republicano pediu explicações junto à concessionária sobre as condições em que se encontra a rodovia, especialmente nos pontos em que foram instalados os semáforos, motivo de debates apimentados na cidade sobre sua eficiência.
A concessionária Triunfo/Econorte, que administra o trecho, enviou um consultor técnico para avaliar a situação.
Maira Medeiros Haggi – Secretária de Infraestrutura Urbana de Cambará, juntamente com Carlos Alberto Silva de Oliveira – Diretor de Transporte do município e o Vereador Marcio Albertini recepcionaram Jairo Tamura – Consultor da Econorte e juntos fizeram as avaliações e identificaram os problemas.
No caso do semáforo no cruzamento da BR369 com a Avenida Brasil apresenta a maior falha. É de lá que vem as principais reclamações de condutores e pedestres, pois a sincronização de abertura de fechamento dos faróis coloca em risco a vida das pessoas que trafegam pelas imediações.
O consultor identificou as falhas nos semáforos e afirmou que as mesmas precisam ser solucionadas, porém, adiantou que fará uma análise contratual para identificar os pontos de responsabilidade da Econorte e os da prefeitura.
Para minimizar o fluxo de veículos que saem da BR para adentrar na cidade naquele trecho, Marcio Albertini disse ter apresentado um projeto a concessionária que visa mudar o tráfego de veículos que vem no sentido Ourinhos/Cambará. A proposta do vereador é que os
| “A população não pode pagar com sacrifícios por falta de estratégia de quem está no comando. Nem precisa ser cientista no assunto para ver que o problema tende a se agravar” Marcio Albertini |
veículos ao saírem da rodovia, sejam direcionados a contornar por debaixo do viaduto e que entrem na cidade pela Rua Nossa Senhora do Roccio. “Desafogaríamos o trafego na BR e colaboraríamos com o comercio da cidade, pois muitos comerciantes reclamaram quando a entrada da cidade pela Rua do Comércio foi fechada para a instalação do semáforo” contou Marcio, “É uma ideia, temos que sentar e ver a viabilidade de tudo isto” contou o vereador.
Outro projeto apresentado pelo vereador ao Consultor da Econorte, foi a instalação de uma via de acesso ao conjunto Ignes Panichi. “Este é outro ponto que tem que ser discutido. O Ignes é o bairro mais populoso da cidade e agora estamos construindo mais casas naquela região, e a entrada e saída do conjunto já esta comprometida. Precisamos ver isto com antecedência, caso contrário teremos novos problemas pela frente” profetiza Albertini. “A população não pode pagar com sacrifícios por falta de estratégia de quem está no comando. Nem precisa ser cientista no assunto para ver que o problema tende a se agravar” destaca o vereador.
Jairo Tamura – Consultor da Econorte, afirmou que levará as anotações à cúpula da empresa para que se faça uma analise de viabilidade dos projetos apresentado pelo vereador, porém não deu uma data para retornar com as conclusões da empresa.
Marcio Albertini antecipou que a iniciativa de melhorar as condições de transito da BR369 em Cambará é compartilhada por todos os vereadores do município. “Todos nós estamos empenhados em dar soluções para os problemas que o cidadão cambaraense enfrente neste sentido, não é uma luta só minha, é uma luta de todos os vereadores e do Prefeito também” conclui o edil.