Segunda, 25 de Outubro de 2021 01:08
43 9 9937 4574
BELLA GENTE GENTE QUE COOPERA...

Conexão GTR: cooperação para um mundo com mais oportunidades

Projeto criado por cambaraense tem apoio da Cooperativa Sicredi e visa abrir leque de chances do jovem ingressar no mercado de trabalho.

23/08/2021 17h17 Atualizada há 2 meses
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: C.Roberto Francisquini
Giovanna Romano Portelese é graduada em Artes Plásticas e Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas – FVG
Giovanna Romano Portelese é graduada em Artes Plásticas e Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas – FVG

Criado pela cambaraense Giovanna Romano Portelese  e apoiado pela Cooperativa Sicredi Paranapanema PR/SP o Projeto Conexão GTR, como o próprio nome o define, visa promover a Geração de Trabalho e Renda para jovens que buscam a primeira oportunidade no mercado.

 

A ideia inicial de Giovanna Portolese, que é graduada em Artes Plásticas e Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas – FVG foi reunir no projeto, que é piloto na região, a experiência para os jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho.

Ela disse que o Sicredi foi um grande parceiro nesta etapa. Como lider do Comitê Jovem da Cooperativa e coordenadora de núcleo, ela conta que o projeto tem um significado importante na sua vida, especialmente por oportunizar esta experiência na vida desses jovens.

 

Giovanna comenta que um dos objetivos do programa é promover a formação complementar na educação de jovens, auxiliando na orientação e no direcionamento de suas carreiras e gerando oportunidades para absorção dos talentos locais. Tudo isto alinhado às demandas de empresas associadas.

Os requisitos básicos para os candidatos é ter 16 anos completos – Estar cursando segundo ano do Ensino Médio - Estar em busca do primeiro emprego.

 

Ela descreve a experiência como uma das mais importantes de sua vida.

 

“O projeto Conexão GTR - Gerando Trabalho e Renda tem um significado muito importante na minha vida, pois foi através dele que consegui unir o meu amor pela área empresarial e escolar ao meu espírito de liderança que vem crescendo a cada ano. Foi através de cursos e participações em eventos oferecidos pela Sicredi Paranapanema-PR/SP e de minha participação como líder no Comitê Jovem Sicredi que nasceu a ideia do projeto.  O Sicredi acreditou e apoiou para construir e tornar possível a realização dele no mês de agosto de 2021”, complementa.

 

Com o objetivo de promover a formação complementar na educação de jovens, auxiliando na orientação e no direcionamento de suas carreiras e gerando oportunidades para absorção dos talentos locais. Tudo isto alinhado às demandas de empresas associadas.

Foram 05 dias de treinamento executados na Sede Administrativa do Sicredi em Cambará com empresários e profissionais de diversas áreas, visita e imersão na sede do Grupo Certano, onde os participantes puderam ter acesso ao funcionamento de uma empresa completa.

 

Alunos da APAE inseridos 

 

Giovanna comenta que ao longo da construção conseguiu fazer a inclusão de 02 alunos da APAE dentro do projeto e afirma que está sendo um novo desafio, com uma nova visão para um futuro e o melhor, dando visibilidade aos alunos que estão fora do mercado de trabalho e que tem interesse em estar iniciando uma carreira profissional. 

“Penso que se eu conseguir impactar, influenciar e auxiliar pelo menos 30% desses adolescentes na escolha de sua profissão e de um futuro melhor, o projeto já será válido”, comemora. “Sou grata pela oportunidade de estar cooperando para um futuro melhor e aprendendo cada dia mais com a inclusão de pessoas com deficiência para que eles tenham os mesmos direitos perante a sociedade”, observa.

Além do Sicredi, Giovanna desta também o apoio de outras empresas parceiras. “Sou grata ao apoio do Sicredi e empresas parceiras como Certano Alimentos, Cambara Bomba Diesel, Semente Sorria, FRT Automação por todo empenho e dedicação neste projeto, especialmente pela participação da APAE-Associação de Pais e Amigos de Cambará e Colégio Estadual Dr. Generoso Marques”, finalizou, parafraseando Albert Einstein. - Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias