

Cambará
C.Roberto Francisquini
Onde quer que vá, Maicon Destro não passa despercebido. Ele sempre tem uma tirada engraçada que invariavelmente desperta o riso nas pessoas.
E não é para menos, ele é um palhaço. Isto mesmo, um palhaço profissional que atua num dos maiores parques de diversão do mundo, o Beto Carrero World. Engraçado, divertido e com um sorriso sempre aberto, a propósito seu cartão de visita, Maicon contou ao Circulandoaqui sua história.
Ele conta que sempre foi assim. “Desde criança sempre sonhei em trabalhar no circo”.
Filho de Silvia e Valmir Destro, o saudoso Brasinha, cabeleireiro conhecido em Cambará, Maicon não soube explicar quais as razões que o levaram aos picadeiros, mas garante que sempre quis viajar pelo mundo se apresentando como palhaço de circo.
| “Eu nasci para o circo, sou completo quando estou no picadeiro e as razões são fáceis de ser compreendidas Maicon Destro |
O artista conta que seu sonho começou a se desenhar quando integrou um grupo de teatro de Ourinhos – SP com outros jovens da mesma idade, tinha 13 anos na época, e depois de uma temporada de ensaios, participaram de uma apresentação na cidade de Londrina e sem saber, havia lá um olheiro do Beto Carrero World. “Foi incrível quando Marcelo Gonçalves Campos se apresentou a nós depois do espetáculo e disse ser diretor geral do Parque e me fez o convite para trabalhar com eles. Por ser menor de idade, ele veio a Cambará ajeitar a parte burocrática para a minha contratação” conta Maicon. De acordo com o artista, a mãe concordou de imediato, porém seu pai, Brasinha, se mostrava relutante. “Meu pai queria que eu fosse cabeleireiro, assim como ele. Porém, observando minha ansiedade para seguir o que me deixava feliz e diante da oportunidade que me aparecera, topou assinar a documentação. Foi um gesto nobre dele...(os olhos brilham ao falar de seu pai). Pouco tempo depois ele morreu” comentou Maicon.
No Parque do Beto Carrero, Maicon conta que fez de tudo um pouco. “Só não dei água para os elefantes” narra com bom humor. “Hoje tenho uma profissão. Sou trapezista, malabarista, ator de circo e sou palhaço, minha grande paixão” acrescenta.
“Atuei em diversas peças teatrais e inúmeras apresentações como palhaço. Depois que completei dezoito anos, ingressei no circo do Peteleco, que é um braço do Beto Carrero, e que sai em turnê pelo Brasil e outros países da América do Sul” descreve.
Nascia assim o Palhaço Macarrão. “Todo mundo tem um nome, e já notou que ninguém escolhe o próprio nome? Eu me chamo Maicon porque foram meus pais que escolheram. Eu escolhi o nome de Palhaço Pirulito, mas não pegou. Eu gostava e gosto muito de macarrão, e comia muito, então um dia alguém disse – Vamos macarrão, está na hora do espetáculo – pronto, fui batizado” recorda.
“Eu nasci para o circo, sou completo quando estou no picadeiro e as razões são fáceis de ser compreendidas; Nada me deixa mais feliz quando se consegue tirar gargalhadas de tirar o fôlego das crianças na platéia. A impressão que tenho é de que estou no céu...” resume.
| "Nada me deixa mais feliz quando se consegue tirar gargalhadas de tirar o fôlego das crianças na platéia. A impressão que tenho é de que estou no céu...” Maicon Destro
|
Maicon está em Cambará desde junho deste ano. Está de férias do Circo Peteleco.
A distancia da família sempre é uma barreira. Maicon conta que a solidão é angustiante quando se está na estrada por um longo período. “A platéia acaba suprindo a saudade de casa” comenta.
Seu retorno ao Beto Carrero World está previsto para junho do ano que vem, quando o circo sai em turnê pela América do Sul, tendo como destino, Uruguai, Paraguai, Chile e é claro o Brasil.
Só que desta vez ele não estará sozinho. Maicon leva uma esposa grávida de poucos meses. Feliz da vida, Maicon ainda não sabe o nome que dará ao bebê, mas o Palhaço Macarrão já tem uma sugestão. “Quem sabe não vem por aí o palhacinho miojinho” finaliza.