Sábado, 27 de Novembro de 2021 00:16
43 9 9937 4574
COMO COMER Empreendedorismos!

Dia do Empreendedorismo feminino: elas no comando das cervejarias

Conheça a história de Luiza Lugli Tolosa, sócia-fundadora da Dádiva

19/11/2021 07h45 Atualizada há 1 semana
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: Maria Luiza Ramos Stellin Malagrino
Luiza Lugli Tolosa, sócia-fundadora da cervejaria artesanal escolhida por dois anos consecutivos como a melhor cervejaria do Brasil
Luiza Lugli Tolosa, sócia-fundadora da cervejaria artesanal escolhida por dois anos consecutivos como a melhor cervejaria do Brasil
Administradora de empresas pela Universidade de São Paulo (USP), Luiza Lugli Tolosa viu na cerveja artesanal um nicho promissor quando fundou a cervejaria Dádiva em 2014. Na época, sua decisão foi prática: "Já tinha vontade de empreender e esse era um mercado em ascensão no Brasil", conta.



Quando começou a estudar para criar a Dádiva, ela ainda conhecia pouco sobre o mercado.
"Fiz dois cursos no Instituto da Cerveja Brasil: de Sommelier e de Análise Sensorial. Além de os cursos me ofereceram muito conhecimento teórico e prático sobre estilos, criei uma ótima rede de relacionamentos com alunos e professores que abriram muitas portas para mim", relembra.



E ao longo desses sete anos atuando no meio cervejeiro, um mercado ainda visto por muitos como masculino e no qual mulheres precisam provar todos os dias sua capacidade, Luiza transformou-se em uma das principais porta-vozes do setor.



Desde que criou a Dádiva, busca a equidade de gênero em sua fábrica, propondo-se a ter em seu quadro de funcionários a mesma quantidade de mulheres e de homens, com elas exercendo funções tanto na parte de processos de produção, quanto nos cargos de gestão. Desde que foi criada, a empresa já promoveu diversas campanhas de incentivo à liberdade e aos direitos das mulheres.



Escolhida por dois anos consecutivos (2019/20) como a melhor cervejaria do Brasil pelo Rate Beer, a Dádiva é, hoje, uma das mais importantes produtoras de cervejas artesanais do país. É uma cervejaria que se desafia e que se aprimora a todo tempo, explorando suas possibilidades cada vez mais a fundo, com originalidade. É uma produtora nacional reconhecida pela sofisticação, sutileza e cuidado com os detalhes na seleção dos ingredientes, na elaboração das receitas, nos processos de produção, na escolha dos parceiros e no modo como se posiciona, se engaja e se comunica com o mundo.



O intuito da cervejaria é expandir os horizontes das bebidas artesanais. Seus rótulos são comercializados em bares, empórios e e-commerces especializados de todo o Brasil, além de ganharem espaço nas geladeiras de países como Holanda, Dinamarca, Suécia, Suíça, Bélgica, França, Finlândia, Luxemburgo e outros.



A cervejaria começou a exportar seus produtos em 2018 e aumentou o volume enviado para outros países ano a ano, ao mesmo tempo em que Luiza se especializava no tema por meio do curso sobre exportação no Exporta SP (Programa Paulista de Capacitação para Exportação). Segundo ela, o que facilitou essa abertura de fronteiras foi, além da qualidade das cervejas e de muito estudo, a participação da cervejaria em eventos internacionais, o bom relacionamento com os importadores e a produção de cervejas em colaboração com cervejarias de outros países.



Para aqueles que quiserem acompanhar conteúdos escritos pela Luiza, ela acaba de se tornar colunista do novo aplicativo Cervejar, lançado pelos organizadores do evento cervejeiro Mondial de la Bière com o intuito de trazer conteúdo sobre o mercado durante o ano todo.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias