O maior e mais eficaz Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), formou mais de 1,7 milhão de alunos em todo o estado do Paraná.
Adaptado do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (DARE), o Proerd é desenvolvido por profissionais de educação e de segurança pública e conta com dez lições educativas, passadas em salas de aula por policiais militares selecionados e formados em curso específico para aplicação do programa. Ele é direcionado a alunos das séries iniciais, quintos e sétimos anos do ensino fundamental.
Em Cambará o Soldado da Polícia Militar José Aparecido da Cunha, o Soldado Cidinho como é carinhosamente identificado pelas crianças, é o instrutor do programa na cidade. Todas as instituições de ensino do município receberam atenção do programa e seus alunos tiveram um dia de formatura. O instrutor disse que em cada cerimônia sempre há uma emoção diferente.
“É o sentimento bom”, resume o Cidinho, “O Proerd visa orientar as crianças sobre os riscos e os males provocados pelas drogas e tudo ao seu redor, proporcionar a essas crianças a oportunidade de falar sobre o assunto e incutir nelas o senso de responsabilidade é um dever obrigatório de todo cidadão”, acrescenta.
No Colégio Nossa Senhora das Graças, de Cambará, os alunos do 5º ano receberam o certificado de conclusão de curso do Proerd e a formatura reservou momentos de grande expectativa.
Pais de alunos e seus familiares participaram do evento festivo. Na ocasião, Ir. Rosicleide Defavari falou aos presentes, enalteceu o trabalho do Proerd e reforçou o compromisso de seus estudantes de ficarem longe das drogas e seus males.
“O Proerd visa reforçar o objetivo de orientar nossas crianças a ficarem longe das drogas, da violência e do bullying”, frisou.
Concurso de Redação Proerd
Neste concurso o aluno é orientado a produzir uma redação com o tema “O que eu aprendi com o PROERD”
No Colégio Nossa Senhora das Graças a redação da aluna Maria Eduarda Guimarães venceu o concurso. Confira a íntegra do trabalho da estudante.
O que eu aprendi com o PROERD?
Por Maria Eduarda Guimarães
Nessas últimas semanas fazendo as lições do Proerd aprendemos muitas coisas, foi bem divertido.
É uma pena que as lições acabaram!!!!
Com o Proerd aprendemos lições que vamos levar para vida, maneiras de relatar o bullying, sobre a pressão dos colegas, ajudar os outros, riscos e consequências, a lidar com situações de tensão, bases de comunicação e várias outras coisas.
Todas as lições vão me ajudar para o resto da vida, se alguém me oferecer drogas saio de perto ou mudo de assunto, para lidar com as situações de tenção você precisa se acalmar, senão a situação pode piorar, ajudar sempre os outros, tomar minhas próprias decisões, falar com confiança.
Todas as lições que fizemos essas semanas vão me marcar, mais tem outras coisas que falamos nas lições. O policial que deu aula para nossa turma ele é bem legal e divertido, foi um excelente professor.
Uma coisa que eu aprendi sobre o bullying, as crianças que faz o bullying normalmente tem problemas em casa, por isso temos que contar a um adulto responsável que ele vai ajudar as duas partes, quem sofre o bullying e quem comete.
Eu sou uma pessoa muito tímida e a lição 5 e 6 que falam de tenção e falar com confiança foram as lições que eu mais gostei.
Aprendi a tentar se acalmar quando tiver tenso para não ficar mais nervoso.
Todo mundo reclama que eu falo muito baixo, aprendi a falar e ter atitudes confiantes.
Meus pais conversam e explicam as coisas, mas o fato de uma autoridade policial dar aulas com conteúdos, explicação de formas diferentes compreendemos melhor as coisas, temos um maior entendimento do certo e do errado e que tudo tem uma consequência nas nossas vidas.
CONFIRA NO ÁLBUM ABAIXO MAIS IMAGENS DA FORMATURA DO PROERD NO CNSG