Quarta, 25 de Maio de 2022 04:02
43 9 9937 4574
COMO COMER Saúde da Criança!

“Criança Saudável é Criança Feliz”, diz Professora Berlis

Projeto Saúde da Criança amplia novas ações, premia alunos de quatro cidades e desperta atenção de pais e autoridades municipais sobre os riscos da obesidade infantil

18/12/2021 14h35 Atualizada há 5 meses
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: C.Roberto Francisquini
Maria Eduarda Almeida Vanzela aluna do do 3º ano da Escola Maria Paulina ficou em primeiro lugar com sua mãe Daiane.
Maria Eduarda Almeida Vanzela aluna do do 3º ano da Escola Maria Paulina ficou em primeiro lugar com sua mãe Daiane. "Orgulho", resumiu a mãe

 

O projeto Saúde da Criança idealizado pela Professora Doutora Berlis Ribeiro Menossi da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP teve início no ano de 2014 e visa cuidar da saúde da criança que apresenta indícios de obesidade infantil.  

 Diversas ações foram realizadas nos quatro municípios em que o projeto foi implantado ao longo destes anos e muitas foram as conquistas, porém, há um longo caminho a ser percorrido até chegar a níveis aceitáveis.

 Uma das saídas para impulsionar o projeto nos munícipios seria as Prefeituras tornar Lei dentro de cada município e assim garantir que o atendimento às crianças seja ainda mais eficiente.

 A obesidade Infantil tem se tornado em um problema crônico para muitas famílias e um grande desafio para a saúde pública brasileira.

 O projeto desenvolvido pela UENP visa estimular a criança a desenvolver bons hábitos como práticas esportivas aliada a uma alimentação saudável.

 Pensando nisto, foi desenvolvido pelos acadêmicos de Fisioterapia da UENP campos de Jacarezinho, o concurso "Receitas de Comidas Saudáveis e Gostosas", que foram inseridas nos municípios onde o projeto está sendo implantado. Com apoio do Lions Clube e Secretarias de Educação e Cultura dos municípios de Andirá, Cambará, Jacarezinho e Santo Antonio da Platina, o concurso despertou interesse em dezenas de crianças. O resulto final foi surpreendente e a premiação dos melhores trabalhos aconteceu ao longo desta semana nos quatro munícipios.

 

Lívia Xavier de Araújo Martins, aluna da Escola Municipal Vera Cecília Lamim, foi a vencedora da cidade de Jacarezinho.
João Vitor Batista Ozório Lopes, aluno da Escola Municipal Ana Nery venceu em Andirá.
João Lucas Mendes Pereira alunos da Escola Municipal Prof Michel Kairalla, de Andirá
Sofia Cristina Nogueira Fernandes aluna da Escola Municipal Campo Prof Ivonice Aparecida de Souza ganhou em Santo Antônio da Platina

 

 

 

                                                                                       Em Cambará Maria Eduarda Almeida Vanzela aluna do do 3º ano da Escola Maria Paulina ficou em primeiro lugar e Natália de Lima conquistou o segundo lugar.

A premiação para os primeiros colocados foi um Bicicleta e para os demais prêmios uma pipoqueira elétrica.

Para a Alessandra Fulan Anunciação, diretora da Escola Maria Paulina de Cambará, o projeto tem valor incalculável.

Natália de Lima conquistou o segundo lugar no concurso.

 

 “Eu sobrevivi a obesidade infantil, infanto-juvenil e parte da minha vida adulta e sei o quanto isto é prejudicial, tanto pelo lado clínico, como também pelo lado emocional. Quem dera na minha época ter um projeto deste”, comentou Alessandra. “Na minha gestão faremos o que for necessário para que mais crianças em situação de obesidade tenham acesso as boas práticas que este projeto oferece”, apontou.

A entrega dos prêmios em Cambará aconteceu na tarde desta sexta-feira (17) na Escola Municipal Maria Paulina. Participaram da cerimônia Berlis Ribeiro Menossi, coordenadora do Projeto da UENP, Francieli Axman Tavares Duarte Secretária Municipal da Educação e da Cultura, representando Lions Clube Luis Eduardo Antunes (Presidente) e Kelly Marzenta, Alessandra Fulan Anunciação diretora da Escola Municipal Maria Aparecida Paulina da Silva Furlan e foi acompanhado por demais professores, pedagogos entre outros convidados.  

“Criança Saudável é Criança Feliz”, finalizou Professora Berlis

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias