Por Carlos Roberto Francisquini
Foi sepultado na tarde desta quarta-feira (30) em Cambará, o corpo de Haruo Shimizu, conhecido em Cambará por sua atuação no Lions Clube local.
O homem de estatura mediana, carregava no sotaque a origem de sua descendência, o Japão, país natal que deixou na juventude para dedicar sua vida no Brasil.
Pouca gente sabe ao certo qual era a profissão de Haruo Shimizo, mas grande parte da população, especialmente as mais carentes, conheceu como poucos o japonês de fala enrolada, mas de coração bom e justo. Haruo foi presidente do Banco Ortopédico do Lions Clube de Cambará por quase duas décadas, só deixou o cargo para tratar da saúde recentemente.
Ele ingressou no Lions de Cambará em 04 de janeiro de 2001 na gestão de Ana Sinhorini Rodrigues Ferreira como presidente do clube, e por 21 anos dedicou aos serviços humanitários em prol da comunidade e das pessoas necessitadas.
No comando do Banco Ortopédico, Haruo conheceu e vivenciou de perto o drama de muitas famílias cambaraenses que não tinham outra alternativa a não ser recorrer ao Lions Clube quando o assunto era uma muleta, uma cadeira de rodas ou de banho entre outros equipamentos do gênero.
Haruo controlava tudo e mantinha o banco sempre atualizado. Ele próprio reformava os equipamentos que retornavam danificados e os colocava a disposição da população novamente.
Dedicado e organizado, se tornou no homem de confiança de Ana Sinhorini Ferreira quando ela exerceu o cargo de Governadora do Distrito LD-6.
A PDG conversou com nossa reportagem no início da noite. Ela lamentou não poder estar presente neste momento especial.
“Hoje é um dia em que a gente faz uma oração, lembra das histórias e eterniza a saudade. É o dia de lembrar com amor do Haruo que está nos deixando fisicamente, mas que viverá constantemente dentro de nós, pulsando firme em um lugar especial que ninguém substitui, o coração!!!”, comentou, por aplicativo de mensagem.
Ana está em Vitória acompanhando a reabilitação de sua irmã que passou por procedimentos cirúrgicos. Ela recordou passagens importantes com o amigo Haruo na época da governadoria.
“Era ele quem levantava os dados estatísticos e históricos de todos os Clubes do LD-6, fornecendo subsídios para o desenvolvimento do nosso trabalho como Governadora”, comentou a PDG, e acrescentou “Haruo e a Nair viajaram comigo para as visitas a todos os Clubes em nossas visitas oficiais bem como nas Distritais e Convenções ordinárias e extraordinárias”, pontuou.
Esposo atencioso, companheiro dedicado
Além disto, Haruo participou de praticamente todas as reuniões ordinárias e acompanhou a esposa Nair, sua grande paixão, em todos os eventos oficiais quando ela foi Presidente do Clube local.
Em 2011 recebeu o título de Companheiro de Melvin Jones, a mais alta honraria da Fundação Lions Clubes Internacional (LCIF) em homenagem a Benfeitores da humanidade, pessoas dotadas de uma visão global que fazem o bem que durará mais que uma vida.
Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira, o Lions destacou os trabalhos do discreto Haruo classificando como um amigo leal e um Leão de Juba Larga.
“É com pesar que anunciamos o falecimento do Companheiro Leão JUBA LARGA e amigo HARUO SHIMIZU... ele era discreto, mas fazia um trabalho inigualável para o clube, guardava com carinho histórias de Lions, revistas e documentos cinqüentenários do clube e do distrito Ld6, tinha um dom lindo de escrever e desenhar, fazia os trabalhos lindos nas cadeiras, faixas e pastas”, diz um trecho da publicação e completa a nota com a menção, - “Era um leão DIFERENCIADO! Fará muita falta! Nesse momento de dor, aos familiares e amigos, nossas sinceras condolências e solidariedade”.
O Lions era a segunda paixão de Haruo Shimizu, a família vinha sempre em primeiro lugar.
Ao lado de amada Nair Shizuka, construiu uma sólida família com quatro filhos: Mônica, Keila, Robson e Haiato e três netos.
Discreto, nunca expôs seus sentimentos em público, mas amigos muito próximos afirmam que a maior alegria do pequeno/grande japonês era ter sua família sempre por perto.
O Lions Clube de Cambará se despede de seu companheiro mais emblemático, e a cidade herda um legado de um personagem que atuou de forma discreta, mas com impactos relevantes para sua história.
Q.E.P.D – QUE EM PAZ DESCANSE