Por Samara Rosenberg
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizou fiscalização na Ponte do Rio Ubá, na BR-153, entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, no Norte Pioneiro. A ação foi feita após o aparecimento de buracos na pista de rolamento, que provocaram, inclusive, a interdição parcial do local.
Os fiscais do Crea-PR visitaram a estrutura junto a representantes da Associação Platinense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (APLA), Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP) e Associação Norte Pioneiro de Engenheiros Civil (ANPEC), entidades de classe parceiras do Conselho.
Também foram convidados para acompanhar os trabalhos o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR), conselheiros e inspetores do Crea-PR e representantes das Prefeituras de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho. Policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local para garantir a segurança dos envolvidos e a organização do tráfego diante da interdição da pista.
A responsabilidade de vistorias técnicas e estruturais das cidades é dos municípios, do DER ou DNIT, a depender da cada caso. Esta ação realizada pelo Crea-PR é chamada de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).
“As demandas por esse tipo de fiscalização são pontuais e geralmente partem de alguma denúncia. A partir daí, contatamos os órgãos parceiros e vamos a campo averiguar a responsabilidade técnica. Entretanto, a manutenção preventiva constante, que não nos compete, é um trabalho maior, que precisa estar no planejamento de obras dos órgãos competentes“, explica o Facilitador de Fiscalização, Alexandre Barroso.
As FPIs normalmente são realizadas em locais com grande concentração de pessoas ou que envolvam riscos à vida ou ambientais.
Ainda segundo ele, constatou-se, a partir da fiscalização na ponte, que os reparos dos danos já estão sendo executados.
“A expectativa, agora, é que ocorra a liberação total do local para trânsito ainda nesta semana”, comenta.
Foi aberto um relatório de fiscalização, com anotações sobre as informações coletadas junto ao participantes, especialmente o DNIT e DER-PR, além das observações técnicas dos fiscais e registro fotográfico.
“A partir disso, o Crea-PR vai confeccionar um relatório circunstanciado que será encaminhado para análise e deliberação das Câmaras Especializadas do Crea-PR”, finaliza Barroso. As Câmaras poderão, então, decidir pelo arquivamento do processo ou envio para Ministério Público (MP).
Mín. 19° Máx. 32°