Por Carlos Roberto Francisquini
Cambará se despediu hoje de uma das personalidades de grande prestígio de sua história. Luiz Uchida foi sepultado na manhã desta sexta-feira (14 de outubro) em Cambará na presença de familiares e amigos mais próximos. Ele faleceu nesta quinta-feira (13 de outubro) aos 95 anos na cidade de Bandeirantes.
Ele deixa 5 filhos e netos e um legado importante para Cambará. Sr. Luiz atuou como agricultor e empresário, fundador da Pinga Alambari, uma das cachaças mais conhecidas do Brasil nas décadas de 70 e 80.
Há quem diga que a fama da Pinga Alambari lançada por Sr. Uchida colocou Cambará no radar em todo o Brasil. Não é raro quem se refere a nossa cidade como a terra a pinga famosa e ainda hoje pessoas perguntam se a fábrica, localizada na zona rural de Cambará, ainda funciona.
A fabrica não existe mais, mas a fama da Pinga continua em alta.
Sr. Luiz Uchida era conhecido por sua honestidade, espírito solidário e seu jeito simples de ser.
Na vida pública teve forte influência no município atuando como Vereador por mais de uma gestão e foi indicado pelo grupo político para ser o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Waldomiro Papa.
Foi membro atuante do Lions Clube de Cambará onde doou tempo e recursos para as ações da sociedade leonística local. Ele presidiu o LC de Cambará em 1991/1992. Em nota, o Lions Clube lamentou a morte de Sr. Luiz Uchida.
“Luiz Uchida foi um Leão de Juba larga que prestou serviços de excelência em nome do nosso clube. Foi um grande Companheiro, sempre presente em nossas ações! Que receba no Céu as recompensas por sua dedicação no Servir desinteressado aqui na terra! Que Deus tenha misericórdia de sua família neste momento de luto e dor”, diz a nota oficial.
O velório aconteceu na Associação Nipo-brasileira de Cambará [Escola Japonesa] instituição que ele ajudou a construir e manter. Foi neste ambiente que Sr. Luiz Uchida recebeu as homenagens dos cambaraenses.
Q.E.P.D – Que Em Paz Descanse