

Cambará
C.Roberto Francisquini
O prefeito de Cambará João Mattar Olivato (PSB) anunciou no final da tarde desta quinta-feira (14) que prefeitura e servidores chegaram a um acordo e colocou fim a paralisação iniciada na manhã desta quarta-feira (13) organizada pelos funcionários públicos municipais
Parte dos servidores municipais iniciaram a paralização em protesto ao decreto assinado pelo prefeito que determina o corte progressivo de 20% do beneficio salarial que os servidores estão recebendo em forma de TIDE- Tempo Integral de Dedicação Exclusiva, criada para compensar a defasagem salarial de algumas funções no organograma da administração.
A medida gerou protestos de servidores de carreira da prefeitura que pedia explicações. .
O decreto pretende cortar 100% do beneficio até o final do ano ou até que o Plano de Cargos e Carreira seja implantado.
Mattar se reuniu hoje pela manhã com os servidores na Secretaria de Educação do município. Em seguida o prefeito e cerca de 12 funcionários se dirigiram em comitiva para Santo Antonio da Platina onde se reuniram com a coordenadora do Núcleo do Patrimônio Público, a promotora de Justiça, Kele Cristiani Diogo Bahena, para tratar do caso.
De acordo com Mattar, Drª. Kele teria explicado com detalhes a situação aos servidores, alegando que outros municípios que também estão vivenciando casos semelhantes ao de Cambará precisam se adequar as normas legais.
| “Eu não tenho, não tive e jamais terei algum desejo de prejudicar os nossos servidores, pelo contrário, tenho feito o que há de necessário para ajudar” João Mattar |
O prefeito explicou que a saída para o impasse é a entrada em vigor do plano de cargos e carreira desenvolvido pela prefeitura e que está sendo analisado na Câmara de vereadores.
“Fizemos a nossa parte, elaboramos o plano de carreira em parceria com o sindicato da categoria, cabe agora a Câmara votar pela implantação do projeto” contou o prefeito. “Eu não tenho, não tive e jamais terei algum desejo de prejudicar os nossos servidores, pelo contrário, tenho feito o que há de necessário para ajudar nesta questão” enfatiza.
João Mattar antecipou ao Circulandoaqui que após a reunião com a Drª. Kele os servidores passaram a reconhecer o esforço da administração em resolver o impasse.
O prefeito também anunciou que haverá exonerações de cargos comissionados. “Faremos o que está na lei, vamos enxugar para não comprometer o município” antecipou.
O edital com a lista de exonerados deve ser publicado neste sábado pelo jornal oficial do município.
O prefeito acredita que os serviços de coleta de lixo e outros relacionados a pasta da infraestrutura será normalizadas nesta sexta-feira.