
Santo Antonio da Platina
Luiz Guilherme Bannwart da redação do tanosite.com
Um policial militar da reserva e um advogado, moradores em Ibaiti, foram presos em flagrante pela Polícia Civil por tráfico internacional de drogas, na manhã de ontem (26), em Santo Antônio da Platina. A prisão ocorreu após uma denúncia, por volta das 9h30, na vila Mascaro, minutos após os suspeitos deixarem o hotel em que estavam hospedados e saírem no sentido BR-153.
De acordo com o delegado da 38ª Delegacia Regional de Polícia, Tristão Antônio Borborema de Carvalho, os suspeitos teriam sido flagrados por uma testemunha discutindo sobre o horário e o local da entrega de uma suposta encomenda, enquanto carregam o veículo com objetos pessoais para deixarem o hotel. O fato chamou a atenção do denunciante, que resolveu comunicar o fato à Polícia Civil, que por sua vez, diante da suspeita levantada, deflagrou uma operação para abordar o veículo.
Assim que deixaram o hotel, os suspeitos acabaram abordados pelos investigadores da Polícia Civil próximo a um dos trevos de acesso à cidade. Em revista ao veículo num primeiro momento, nada de ilícito fora encontrado, entretanto, por conta do nervosismo dos ocupantes e da suspeita de que o carro pudesse ser clonado todos foram encaminhados à delegacia.
Na unidade os suspeitos foram identificados como Carlos Roberto Banuth Rodrigues, 46, policial militar da reserva, e o ex-advogado Paulo Fernando Barbosa, ambos com passagens pela polícia pelos crimes de falsificação de documento e tráfico de drogas, respectivamente.
Com a identificação dos suspeitos os investigadores insistiram nas buscas no interior do veículo e encontraram - em um fundo falso existente atrás do banco traseiro - vários tabletes de maconha armazenados. Questionados quanto à propriedade da droga, ambos disseram desconhecer quem seria o dono do entorpecente e alegaram que apenas teriam ido até Guaíra, no extremo Oeste do Paraná, na divisa com o Paraguai, onde trocaram de carro a pedido de um homem que disseram desconhecer.
A história confusa não convenceu o delegado e os investigadores, que com o apoio de uma equipe do Serviço de Inteligência da Polícia Militar (P2) e do comandante da 4ª Companhia, tenente Carlos Eduardo Neves dos Santos, localizaram mais entorpecente escondido entre as ferragens do automóvel, totalizando a quantia de 115 quilos da droga.
Conforme o delegado Tristão de Carvalho, Barbosa perdeu o registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2013, depois de ter sido preso pelo crime de tráfico de drogas. Quanto ao soldado da reserva da Polícia Militar, o comandante da 4ª Companhia informou que o militar responde a um processo pelo crime de falsificação de documentos cometido em Curitiba, e que o militar está em fase de exclusão dos quadros da corporação.
Os suspeitos, a droga e o veículo foram encaminhados à sede da Polícia Federal, em Londrina.