Por Carlos Roberto Francisquini
O ano de 2022 foi bastante desafiador para as mulheres empresárias e empreendedoras filiadas à Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios – CMEG. Após dois anos de restrições e isolamento, as CMEGs retomaram suas atividades presenciais com o desafio de superar os anos difíceis trazidos pela pandemia.
Em 2022, entre as atividades presenciais realizadas, houve o encontro anual das CMEGs em Foz do Iguaçu com a presença das 22 Câmaras de todo o Estado do Paraná.
Foi um momento singular para muitas filiadas, boa parte delas, foi ao encontro pela primeira vez. É o caso da Contadora e Podcaster Clau Guerra Francisquini, que ingressou a entidade com a expectativa de ampliar seus conhecimentos e sua rede de contatos.
Ela contou que ter ingressado na Câmara da Mulher abriu novas perspectivas para sua carreira profissional. “Estar em Foz do Iguaçu com tanta gente de diversos lugares, compartilhando experiências com mulheres incríveis, ter participado dos painéis, ter conhecido pessoalmente o Sr. Darci Piana, foi sem dúvidas um divisor de águas na minha vida, ampliou meus horizontes e me encheu de motivação para buscar novos objetivos”, comentou.
E não para por aí.
A Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, tem apoio total da FECOMÉRCIO, Presidida por Darci Piana, um dos principais nomes do empreendedorismo nacional e atual vice-governador do Paraná, criador e incentivador do movimento em todo o Estado.
Na Fecomércio, as filiadas participam de cursos, palestras e encontros que incentivam o aprimoramento pessoal e profissional da mulher empresária.
O mais recente encontro das CMEGs aconteceu no dia 22 de novembro em evento hibrido, ou seja parte presencial e com transmissão via internet.
As CMEGs de Cambará e Jacarezinho se reuniram no Teatro SESC jacarezinhense para acompanhar a programação do 2º Encontro com Empresárias em Comemorações ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino.
O Talk Show foi apresentado por Claudia Colpi Coordenadora Estadual da CMEG diretamente de Curitiba.
Entre as convidadas estavam Gislaine Queiroz – CEO da Startup Única Entrega, Gisele Camargo – Presidente do Empodera Mulher e Patrícia do Rocio Sprada Barbosa –Proprietária do Eco Cão Espaço Pet.
Darci Piana participou do encontro, cumprimentou os participantes e disse estar bastante satisfeito com o desenvolvimento das CMEGs em todo o Estado, sobretudo, pela superação dos dias difíceis provocados pela pandemia.
De acordo com Clau Guerra, as presidentes da CMEGs de Jacarezinho Carla Almeida e Monike Trautwein de Cambará comemoraram o desempenho das entidades no período e preparam a sucessão.
“A Monike fez um grande trabalho e deixa um legado bem importante para a nossa CMEG. A Carla está bastante empolgada com o futuro da entidade em Jacarezinho”, comentou Clau Guerra e acrescentou, “nosso objetivo é reunir mais mulheres empreendedoras para compartilhar conosco deste movimento tão empolgante”, frisou.
A participação feminina nas empresas está em crescente ascensão e, segundo institutos de pesquisas sérios, as empreendedoras brasileiras são as mais inovadoras do mundo.
Mín. 15° Máx. 28°