Por Carlos Roberto Francisquini
Cambará amanheceu de luto com notícia da morte de Waldir Trautwein, confirmada pouco antes das 8horas da manhã desta quarta-feira (21 de dezembro). Tinha 83 anos.
Senhor Waldir Trautwein edificou sua vida na cidade participando ativamente de quase todas as ações que podia.
Membro de família de empresários, especialmente conhecidos pela atuação como concessionários de tratores da marca Massey Fergunson, entre outros negócios, Sr. Waldir dividia suas atividades como mantenedor do Clube de Amigos de Cambará que administra o patrimônio da fundação Ortigoza, mantenedora do prédio onde hoje está instalada a sede Administrativa da Secretaria Municipal de Educação, o antigo e extinto Campo de Aviação, além de atuar ativamente como sócio fundador do Clube Norte de Cambará.
Ao lado do irmão Moacir e do empresário Álvaro Ávila Sanches fundadores do Clube Norte, Waldir Incentivou a realização dos famosos bailes de debutantes nos anos 60 e 70.
Em nota a diretoria do Clube lamentou sua morte (veja nota abaixo).
Waldir Trautwein foi membro da diretoria da extinta Coopramil e fez parte do conselho de Administração do Banco Credimil, que posteriormente passou a ser Sicredi onde exerceu a Presidência do Conselho de Administração da Cooperativa por vários anos.
Ele foi membro do Rotary Club de Cambará onde exerceu o cargo de Presidente e esteve ao lado de Dr. Alceu Vezozzo na implantação da Vila Rotary no início dos anos de 1990.
A propósito, Sr. Waldir Trautwein foi o braço direito de Dr. Alceu Vezozzo no comando da obra de construção do Hotel Bourbon de Cambará e também no Complexo educacional Vezozzo.
Formador de opinião, Waldir era integrante do Comitê Municipal da Lei Geral onde participava de forma ativa das ações que promovem o desenvolvimento do município de Cambará.
No campo pessoal é descrito pelos amigos mais próximos como um homem fiel a seus princípios e zelador dos bons costumes.
Ao lado da esposa Professora Neusa Di Creddo, Waldir construiu uma bonita família com quatro filhos e netos.
Sua morte é sentida em todos os setores da sociedade Cambaraense.
Nas redes sociais, amigos, familiares, conhecidos manifestam sentimento de pesar e de gratidão.
O Presidente do Lions Clube cambaraense, Hosnander Marzenta, lamentou a morte de Sr. Waldir e disse que Cambará se despede de uma parte bonita de sua história.
“Conheço muitas histórias do Sr. Waldir e uma das mais marcantes foi o seu trabalho como membro do Rotary, clube de serviços que, assim como, o Lions, atua no serviço desinteressado na comunidade. Sem dúvida é um sentimento de pesar pelo ocorrido, mas é também um momento de agradecer pela boas coisas que ele fez em vida. Cambará se despede de uma parte bonita de sua história”, comentou Marzenta.
A diretoria do Clube Norte também se manifestou. Emocionado, Matheus Schiavo, Diretor Social do Clube, disse por telefone, ser muito grato pelos momentos vividos ao lado de Sr. Waldir Trautwein.
“O Clube Norte manifesta pesar pela morte de seu fundador Waldir Trautwein. Waldir foi um dos nossos maiores incentivadores, ao longo de nossos quase 60 anos. De sua dedicação aos consagrados eventos sociais, até mesmo sua atuação como membro do nosso conselho, fica nosso grande agradecimento. O Clube Norte, em nome de sua diretoria, se solidariza com todos os familiares, amigos e colegas”, completou Matheus Schiavo - Diretor Social
De Londrina, também por telefone, o rotariano José Machado Botelho lamentou a morte do Amigo.
“Fará enorme falta à sua querida cidade, ao Rotary, aos inúmeros amigos e admiradores conquistados por sua dedicação incansável às boas causas, membro de todas as organizações de serviço à comunidade, amigo verdadeiro, fortaleza moral e cívica, deixa a todos nós o melhor exemplo de cidadão, pai, amigo, rotariano, religioso e o que mais se considere galardão de um homem de bem. Deus o receba para o prêmio dos justos e nos permita imitá-lo pelo belíssimo exemplo de sua vida inteira”,
José Machado Botelho, Governador 2009 2010, D4710, Rotary Club Londrina Norte.
O velório acontece na Casa Mortuária de Cambará e o sepultamento está previsto para às 17 horas desta quarta-feira (21 de dezembro)
Q.E.P.D – Que Em Paz Descanse