Por Carlos Roberto Francisquini
Faleceu no início da manhã desta segunda-feira (09 de janeiro), aos 93 anos, Salima Mattar, carinhosamente conhecida como Ir. Maria Carmela Mattar, nome que escolheu para a Vida Consagrada.
Ir. Carmela é um dos baluartes da Congregação do Sagrado Coração do Verbo Encarnado e um dos símbolos do Colégio Nossa Senhora das Graças. Foi a primeira jovem a ingressar na Congregação no Brasil e uma das responsáveis por dar o suporte as primeiras Irmãs Italianas, inclusive no ensino do idioma português, às religiosas recém-chegadas da Europa
A morte de Ir. Carmela repercutiu na cidade. Familiares, amigos, alunos, ex-alunos e muitos simpatizantes da tradicional escola Nossa Senhora das Graças, comentaram com carinho um pouco da vida da religiosa.
Filha de família tradicional e influente na cidade, Ir. Carmela Mattar deixa como legado um histórico de vida dedicada a missão de evangelizar, educar e surpreender.
Foi diretora do Colégio Nossa Senhora das Graças em três ocasiões: entre os anos de 1952/1955 – 1961/1965 e 1971/1978.
Entre as suas muitas obras, uma em especial é importante para a comunidade local. Trata-se do texto escrito a próprio punho onde narra a história de Madre Carmela Prestigiacomo e o início da fundação do Colégio Nossa Senhora das Graças em Cambará, publicada em capítulos nas 10 edições do Jornal Lumen, um projeto gráfico idealizado por Ir. Maria Doralice Pereira (Ir. Dorinha), que marcou um período do Colégio Nossa Senhora das Graças.
Ir. Rosicleide Defavari, diretora do CNSG, por meio de nota oficial, disse que a morte de Ir. Carmela era um misto de Luto e Gratidão. Disse que Ir. Carmela Mattar tinha muito amor a Nossa Senhora das Graças, São José e a Venerável Madre Carmela Prestigiacomo, fundadora da Congregação do Sagrado Coração do Verbo Encarnado.
“Tenho muita gratidão a Ir. Carmela. Gratidão pelo companheirismo, pelo empenho dela no Colégio e na Província, sobretudo, os cuidados que ela tinha com as outras Irmãs, sua dedicação e carinho com a as mais novas. Tenho ótimas recordações do nosso convívio que ficarão marcadas para sempre em minhas boas lembranças”, comentou Ir. Rosicleide.
A religiosa, disse ainda que, em nome do Colégio Nossa Senhora das Graças, faz um agradecimento especial a família de Ir. Carmela por acompanhar e incentivar a sua missão.
“Ela tinha uma paixão especial pela educação, dizia que educar era a arte de Iluminar Mentes e Corações e sempre procurou estudar e estar atualizada. Um bom exemplo dessa paixão por estudar está registrado no seu diploma do curso de Direito Canônico concluído quando ela acabara de completar 80 anos de idade”, relada Ir. Rosicleide, e acrescenta “Tenho muita gratidão por ter a oportunidade de compartilharmos bons momentos com ela e dizer que cabe a nós darmos continuidade ao seu legado”, completou.
Por Ir. Carmelita Fernande Oliveira
Salima Mattar foi a primeira jovem a entrar na nossa Congregação no Brasil. Foi ela que acolheu as nossas Irmãs italianas quando chegaram em Cambará (Paraná). Sendo professora procurou logo ensinar a língua portuguesa às nossas Irmãs estrangeiras. Em contato com as nossas Irmãs italianas, logo se sentiu atraída pela Vida Consagrada e entrou, fez os votos e recebeu o nome de Irmã Maria Carmela!!! Tinha 25 anos!!
Foi sempre uma filha guerreira na sua família de origem e continuou com toda a energia, inteligência e dedicação na Congregação. Tinha um coração apaixonado pelo Reino e não media esforços para chegar onde o seu coração e a Luz Divina a levava.
Era uma Irmã de testemunho que, embora muito empenhada no crescimento e desenvolvimento da Congregação, tinha como prioridade a Oração e a Escuta da Voz e Inspiração divina.
Não tinha medo de se arriscar e percebia-se que a sua força e coragem realmente vinha do Alto, pois ali aos pés do Santíssimo encontrava toda a Força e Garra.
Mesmo sendo possuidora de uma grande capacidade e inteligência, era uma Irmã muito simples, algumas vezes enérgica, mas alegre e acolhedora.
Com a sua capacidade de enxergar longe, foi ela que abriu muitas das primeiras casas do Brasil e possuindo um coração insaciável pelo Reino, não se contentou em ficar somente no Brasil, mas ultrapassou as nossas fronteiras levando a Congregação para a Argentina e para o Canadá onde permaneceu por 30 anos!!
Realmente a Irmã Carmela soube usar os talentos que Deus lhe deu para o bem da Igreja e da sociedade e agora seguramente já ouviu a voz de Deus: Serva boa e fiel, entra no Reino do teu Senhor!! Mt 25,21
Irmã Carmela, a nossa Congregação é muito grata a Deus pela sua pessoa e presença entre nós!! Que Deus a recompense e a faça gozar na plenitude por toda doação, trabalho e dedicação nesta terra.
Descanse em paz com o nosso carinho, afeto e reconhecimento!!
E o nosso muito obrigada!!
Ir. Carmela Mattar foi velada na manhã e tarde desta segunda-feira (9 de janeiro) na Paróquia Santa Isabel em Curitiba e o sepultamento aconteceu no final desta tarde no Cemitério Água Verde, também na Capital Paranaense.
Q.E.P.D - Que Em Paz Descanse