Por Carlos Roberto Francisquini
Acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho, no auditório do Hotel Bourbon de Cambará, o 1º Congresso do Transtorno do Espectro Autista promovido pela APAE de Cambará.
Grandes nomes que atuam na área, com reconhecimento nacional e internacionalmente, foram escalados para o evento que irão abordar temas como intervenções terapêuticas, medicamentos, diagnósticos precoce, educação inclusiva, direitos dos autista, autismo adulto, bem como, os tratamentos disponíveis.
A abertura oficial aconteceu no início da tarde desta sexta-feira, 16 de junho. A Presidente da APAE Kelly Marzenta deu as boas-vindas às caravanas, agradeceu o apoio das empresas parceiras e da Prefeitura Municipal. Lourdes Domingues, Diretora da Escola Mensageiros de Luz, mantida pela APAE também teceu palavras gentis e agradeceu a presença de todos, bem com Ligia Shibata, Fonoaudióloga e coordenadora do SUS na APAE discorreu sobre a importância do evento no apoio ao processo de inclusão.
O evento foi prestigiado pelo Prefeito Municipal José Salim Haggi Neto (MDB), que ao discursar falou do cuidado com que gestão pública tem tido com o assunto e a Secretária Municipal de Educação, Francielli Axman Tavares Duarte reforçou o trabalho que o município tem oferecido as pessoas diagnosticadas com TEA e seus familiares.
Ao todo, serão realizadas 16 palestras nestes três dias.
Ao Jornal Circulando, Kelly Marzenta agradeceu as empresas parceiras e informou que o Hotel Bourbon não cobrou para sediar o evento.
“Agradeço a Família Vezozzo na pessoa de Dr. Alceu Vezozzo, por intermédio do Professor Tinelli, por ter cedido as dependências do Hotel para que nosso evento fosse realizado. Agradeço aos palestrantes por aceitar vir a Cambará para o nosso evento e a todos que estão participando”, comentou.
Rádio Circulando