Por Carlos Roberto Francisquini
Cambará se despediu hoje, quarta-feira, 19 de julho, de Antônio Geraldo Arieta, o Toninho Arieta, como era carinhosamente chamado pela maioria dos cambaraenses.
Ele estava internado há várias semanas na Santa Casa de Cambará e a sua morte foi confirmada na madrugada desta quarta.
Toninho Arieta foi comerciante, locutor de rádio e pioneiro na realização de eventos culturais que movimentou o comércio cambaraense nas décadas de 60/70/80 e meados dos anos 90.
Ele também fez parte da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Cambará com atuação no conselho fiscal e presidiu a entidade na Gestão 1985/1989.
Em nota, a ACEC lamentou sua morte e destacou que ele fez um brilhante trabalho frente a ACEC. “Sempre buscou o desenvolvimento do comércio de nossa cidade, melhorias para os associados, classe empresarial e a população como um todo”, diz a nota. “Sua memória e legado permanecerão com todos aqueles que o conheceram”, concluiu a nota.
Muitos amigos, familiares e autoridades empresariais e da política compareceram ao velório e sepultamento de Toninho Arieta.
Cada pessoa consultada pela reportagem tinha uma história para contar sobre algum fato vivido com Toninho Arieta. A maioria delas em situações bem-humoradas ou de momentos em atuação em favor do comércio local ou em caso de ação de solidariedade.
O radialista Cesar Junior lamentou a morte do amigo.
“O Toninho Arieta, eterno apresentador do programa Ranchinho dos Compadres era um homem apaixonado pela música sertaneja e ajudou muitas pessoas ao longo de sua vida. Sua voz e presença serão profundamente sentidas por todos aqueles que o conheceram”, comentou.
Antônio Arieta faleceu aos 83 anos, teve três filhos, Junior, Karla e Kerlly (in memoriam) e cinco netas.
O cortejo fúnebre do comerciante passou pela rua Dr. Genaro Resende, comerciantes baixaram as portas em sinal de respeito, e no trajeto parou por alguns instantes nas lojas Arieta Móveis e Maxx e na sequência seguiu para o cemitério municipal.
A família agradeceu as manifestações de carinho que recebeu da comunidade através das redes sociais.
Em nota, divulgou a seguinte mensagem:
“Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).
A sua força sempre foi extraordinária, a sua coragem indescritível. Nunca importou o tamanho do problema, mas sim a sua determinação para o superar e assim construiu seu nome TONINHO ARIETA. Essa foi a lição o exemplo, dia após dia.
(Q.E.P.D) – Que Em Paz Descanse
Rádio Circulando