Por Carlos Roberto Francisquini
Reza a lenda que a receita Sopa de Pedra é de um frade muito pobre, que andava em peregrinação. Orgulhoso demais para pedir comida, ele ia de porta em porta e pedia aos donos das casas que lhe emprestassem uma panela para que ele preparasse uma sopa de pedras. Curiosos, os donos da casa permitiam e minutos depois o frade estava na cozinha a preparar a sopa de pedra. No entanto, era preciso temperá-la. Então ele pedia um bocado de chouriço, sal, batata, feijão e, dessa maneira, incrementava a sopa de pedra. Ao final da refeição, ele tira a pedra, lavava e guardava para o dia seguinte. Dessa maneira, nasceu a receita da Sopa de Pedra. (Por Marcelo Copello)
Com objetivo de promover uma ação social e desenvolver o espirito solidário entre seus alunos, a Professora Cintia Rezende trouxe essa receita para o Colégio Nossa Senhora das Graças.
“Com união dos nossos estudantes promovemos uma corrente solidária, arrecadando ingredientes, preparando e transformando em uma deliciosa sopa preparada com todo cuidado e carinho”, comentou.
A ação aconteceu no último sábado, 26 de agosto e contou com o trabalho voluntário dos estudantes do 9º ano e de alguns pais de alunos que se propuseram a participar do programa.
A sopa foi distribuída para agentes comunitários e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Nosso projeto não só alimenta o corpo como também o nosso espírito, mostrando a importância da solidariedade e empatia para a construção de uma sociedade mais humana e justa. Ver o sorriso daqueles que serão beneficiados é o combustível para continuar nossa nobre missão”, completou a Professora.
Coincidência ou não, nesta segunda-feira, 28 de agosto, se comemora o dia do Voluntariado e ação dos alunos do Colégio Nossa Senhora das Graças pode ser atribuída para celebrar a data.
Ingredientes
500 gr de feijão vermelho
2 orelhas de porco
1 caldo de carne
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picado
100ml de azeite
2 pedras
Sal e pimenta a gosto
Rádio Circulando