Por Carlos Roberto Francisquini
Morreu na noite desta terça-feira, 10 de outubro, aos 65 anos, o jornalista Benedito Francisquini. Nascido em Cambará, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina, desde a última quarta-feira, 4 e não resistiu a uma infecção generalizada, que o manteve em coma induzido desde o seu internamento. Ele deixa os filhos Luigi e Nádia. Há poucos anos, ele perdeu o filho mais velho, Andrei Gustavo Francisquini. Todos filhos de seu casamento com Daisy Orsino com quem foi casado, atualmente estavam separados.
Benedito Francisquini é descrito por colegas de profissão como Jornalista “das antigas”. Gladys Santoro Biaggioni, jornalista que trabalhou com o fundador da Tribuna do Vale, publicou uma nota em que diz que Francisquini lutou ferozmente pelo jornal impresso, contrariando todas as tendências e modernidades. Sua insistência, fez dele uma lenda, mantendo um diário impresso em seu próprio parque gráfico. Ela revela que a luta foi enorme. “Teve altos e baixos, mas o nome Tribuna do Vale jamais deixou de ser referência em toda a região e até no Estado”, informa.
Benedito Francisquini iniciou sua trajetória no jornalismo como assessor de imprensa na Coopramil. Em 1988 é contratado pela Folha de Londrina na sucursal em Santo Antônio da Platina onde teve destacada atuação com jornalismo sério e aguerrido.
Sua dedicação e luta em prol da Região do Norte Pioneiro do Paraná fez dele o principal nome do jornalismo regional e rendeu um convite para assumir a sucursal do Grupo Paulo Pimentel que mantinha uma rede de televisão e jornais no Estado do Paraná.
Em 1995 funda a Tribuna do Vale, que começou a circular no Norte Pioneiro inicialmente mensal, passando para quinzenal, semanal em seguida bissemanal, até março de 2006, quando se tornou o primeiro diário de toda a região.
Francisquini mantinha um horário na Rádio Vale do Sol FM onde se comunicava com o Norte Pioneiro dando as principais manchetes da Tribuna do Vale e opinando sobre os mais variados assuntos de impacto regional.
Repercussão!
A morte do Jornalista Benedito Francisquini repercute em todo o Estado do Paraná.
O Secretário de Estado da Saúde Beto Preto publicou uma nota de pesar.
“Com tristeza recebi a informação do falecimento do jornalista Benedito Francisquini, da Tribuna do Vale, de Santo Antônio da Platina. Jornalista, cronista político e observador dos fatos mais sensíveis do cotidiano, não só do Norte Pioneiro, mas de todo o Paraná. Nos auxiliou levando informação diária sobre saúde pública, no enfrentamento da pandemia e no combate às fakenews. Que neste momento de luto, a família seja reconfortada.
Beto Preto
Secretário de Estado da Saúde
“Um momento muito triste para o Norte Pioneiro. Francisquini era um ícone da comunicação da nossa região”,
Odemir Capello, chefe do escritório regional do Sebrae do Norte Pioneiro.
“Era um orgulho para o Norte Pioneiro e para todos os jornalistas e funcionários que atuaram com ele”, descreve Gladys Santoro, Jornalista.
“Uma triste notícia, que Deus conforte o coração de todos os familiares”
Marcos Roberto de Oliveira, vereador em Cambará.
“Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos”
Fábio Rogério Betini, Engenheiro Agrônomo em Cambará.
Benedito Francisquini será velado a partir das 6 horas na Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina. O sepultamento aconteceu em Cambará na presença de amigos e familiares.