Por Carlos Roberto Fancisquini
Por mais de três décadas, os Lions Clube Internacional têm realizado um concurso anual de arte muito especial em escolas e grupos de jovens. É o concurso do Cartaz sobre a Paz, uma iniciativa que movimenta garotos e garotas de 10 a 13 anos do mundo inteiro a se debruçarem sobre uma tela em branco e expressar seus desejos de paz no mundo.
Cada clube de Lions elege o seu cartaz que posteriormente disputa com os vencedores de seus respectivos distritos e na sequência, os melhores trabalhos são avaliados pela banca do Distritos Múltiplos e o vencedor vai para os Estados Unidos onde concorrem com os trabalhos de todo o mundo.
A PDG (ex-governadora do Distrito LD-6) Ana Sinhorini Rodrigues Ferreira é a coordenadora Distrital do Concurso. Membros do Lions Clube de Cambará, Professoras de Artes do município são convidados para formar a banca que avalia e votam secretamente nos melhores trabalhos.
A vencedora deste ano foi Lívia Braga Teixeira, 13 anos, natural de Cidade Gaúcha.
O trabalho da garota chama atenção pela riqueza de detalhes. Em seu desenho ela descrê uma cena em meio aos destroços provocados pelos conflitos armados, três crianças olham para o horizonte na busca por entender as razões para tanta violência.
De acordo com a estudante, a mensagem que quer passar é o desejo pela paz. “Ouse sonhar... e que os nossos mais belos sonhos sobre a paz, se tornem realidade”, diz estudantes de Cidade Gaúcha.
De acordo com Ana Sinhorini Rodrigues Ferreira, a tarefa visa a despertar na criança o anseio de se pensar e falar sobre a paz no mundo. “Criar um desenho sobre a paz dá às crianças em todos os lugares a chance de expressar suas visões da paz e inspirar o mundo por meio da arte e da criatividade”, comentou.
Tica Mafra, Sra. Bonacin, Ana Mano, Jacqueline Antunes, Nair Shimizu e Roberto Francisquini formaram a banca avaliadora.
Em resumo os trabalhos foram criativos e cheio de inspiração.
Confira abaixo outros trabalhos.
Rádio Circulando
www.JOVEMPLAY.com