

Brasília
Da assessoria
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (06) em seu gabinete com lideranças religiosas, o deputado federal Enio Verri (PT/PR) comemorou a sanção da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, pela presidente Dilma Rousseff. Para o parlamentar, representa um marco à inclusão social.
Aprovado pelo Congresso Nacional em junho, o texto classifica o que é deficiência e estabelece políticas públicas a serem adotadas em diferentes áreas - como educação, saúde, trabalho, infraestrutura etc – em todas as esferas governamentais.
“É resultado de um esforço coletivo. Não só prevê preferência em órgãos públicos, como também, constitui as responsabilidades dos municípios, estados e União para a consolidação do estatuto e, consequentemente, para uma vida justa aos brasileiros com deficiência”, ressaltou Verri.
A lei, segundo o deputado, “representa um grande avanço, porém, seu sucesso depende da participação efetiva de toda a população”. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), o Brasil possui cerca de 45 milhões de pessoas com alguma deficiência.
Recentemente, a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, a pedido de Verri, aprovou o Projeto de Lei 6349/13, do Senado, que dá prioridade a pessoas com deficiência no recebimento da restituição de Imposto de Renda (IR).
Em Cambará, o deputado é representado pelo vereador Claudinei Tuta Tironi, que destacou a atuação do parlamentar no congresso. “O Enio tem muita percepção dos problemas enfrentados pelos brasileiros, especialmente nesta questão da inclusão da Pessoa com Deficiência” disse Tuta, “tenho mantido estreita relação com ele e muitos dos problemas enfrentados pela nossa comunidade estão sendo levados ao seu conhecimento e esperamos que ele (Enio) nos ajude a resolve-lo em curto prazo” disse Tuta.