Segunda, 22 de Julho de 2024
12°C 28°C
Cambará, PR
Publicidade

Leitura na primeira infância pode formar adultos com maior autoconhecimento

“Muito além da alfabetização, o hábito desenvolve habilidades emocionais e de interação social”, diz Marta Chaves, Vice-presidente do Instituto Formando Leitores

27/05/2024 às 13h52
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: Da redação
Compartilhe:
imagem/assessoria
imagem/assessoria

 

 

Por Erick Azad

Marcada pelo aprendizado da fala e da escrita, a primeira infância (1-6) é também uma fase de descobertas de sentimentos, construção de habilidades e novas experiências. Nesse período, a leitura se destaca como uma prática fundamental que abre portas para o desenvolvimento educacional e emocional das crianças. Isso porque, ao ter contato com uma história, elas aprendem a reconhecer e nomear suas próprias emoções, de modo que desenvolvem consciência e compreensão da mensagem que é passada. Os livros também podem ser base para a construção de valores como amizade, fraternidade, respeito e empatia.

 

Considerando a pouca idade, o momento de leitura é compartilhado, em que um adulto conta as histórias para os menores em ambientes mais dinâmicos, muitas vezes com música e outras formas de expressão artística. A pedagoga, pós-doutora em educação e vice-presidente do instituto Formando Leitores, Marta Chaves, considera que a literatura infantil é, ao mesmo tempo: conteúdo, estratégia e recurso didático-pedagógico. Para ela, estes são os três pilares essenciais para organizar o trabalho pedagógico.

 

“Histórias narradas, com suas rimas, melodias e ritmos despertam interesse pela língua, o que as tornam mais receptivas à leitura e à escrita. Além disso, expõem as crianças a diferentes estruturas textuais, o que as prepara para os desafios da comunicação oral e escrita que encontrarão ao longo da vida”, explica.

Doutora Marta Chaves, Vice-presidente do Instituto Formando Leitores - Foto: Da assessoria

 

A frente do Instituto Formando Leitores, com o ator Luciano Szafir e o Grupo LJS Educar, Marta reconhece a importância desses locais de aprendizagem interativa para a criação de vínculos afetivos com a literatura, essenciais para fortalecer o interesse e o encantamento dos menores com as obras e com a educação de modo geral.

 

Integrada ao trabalho pedagógico, a literatura pode ampliar o conhecimento dos pequenos de maneira leve e descontraída, além de formar adultos mais bem preparados, uma vez que a criatividade foi ativada e desenvolvida desde a primeira infância, seja na sala de aula, seja no ambiente familiar.  

 

Serviço:

https://www.grupoljseducar.com.br/

https://www.formandoleitores.org.br/

https://www.ljsdistribuidor.com.br/

https://lerejogar.com.br/

Para maiores informações:

Eneida, Guilherme e Erick:

[email protected] | (11) 91356-4848 

 

Rádio Circulando 

JovemPlay.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cambará, PR
21°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 28°

20° Sensação
1.23km/h Vento
49% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h58 Nascer do sol
05h54 Pôr do sol
Ter 28° 12°
Qua 30° 12°
Qui 31° 14°
Sex 31° 16°
Sáb 33° 17°
Atualizado às 10h02
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,55 -0,86%
Euro
R$ 6,04 -0,94%
Peso Argentino
R$ 0,01 -1,73%
Bitcoin
R$ 393,557,54 -0,73%
Ibovespa
127,827,06 pts 0.17%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias