Quarta, 19 de Junho de 2024
12°C 29°C
Cambará, PR
Publicidade

Artistas fazem grafitagem em muro de reservatórios da Sanepar em Colombo

Ação reúne até domingo cerca de 60 artistas de seis estados brasileiros que estão pintando com o tema Água e Sustentabilidade. Para pintar o muro,...

07/06/2024 às 18h36
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Sanepar
Foto: Sanepar

O muro ao redor do Centro de Reservação Vila Guarani, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, é pano de fundo para a arte. A pintura foi iniciada nesta sexta-feira (7) no evento chamado Make Art (Faça Arte), que convidou cerca de 60 artistas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais para a ação, que acontece até domingo (9), das 8h às 17h.

Trata-se do maior centro de reservação da cidade, com dois reservatórios que, juntos, armazenam 20 milhões de litros de água. A atividade não tem remuneração.

Para pintar o muro, com quase 300 metros de extensão, serão usadas cerca de 600 latas de spray de tinta. Cada artista fará a intervenção num espaço de 3 a 5 metros. Os desenhos serão criados espontaneamente, sem projeto prévio, mas seguindo a temática da sustentabilidade.

A ação é organizada por um grupo de grafiteiros de Colombo e Curitiba, com apoio da Sanepar, da Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria da Juventude, e de outras empresas. Em frente ao local, o projeto Óleo Amigo instalou uma estrutura para receber óleo de cozinha usado. O recurso financeiro arrecadado com esta atividade será repassado aos organizadores do Make Art.

“Organizamos eventos menores com artistas da região, mas quando a Sanepar aceitou nossa proposta, o movimento foi crescendo e o evento virou interestadual. São artistas que se encontram em ações nacionais. O objetivo é promover a arte urbana e o engajamento comunitário, transformando um muro branco em uma obra de arte vibrante e inspiradora”, afirma um dos organizadores, Genivaldo dos Santos.

A agente de Educação Socioambiental da Sanepar Roselis Presznhuk afirma que a iniciativa contribui para a educação ambiental. “A partir das pinturas do muro, a comunidade do entorno e as pessoas que passam pela região podem refletir que o trabalho da Companhia está ligado à sustentabilidade ambiental”, complementou.

Um dos participantes é o artista Nico, de Vitória (ES). Para ele, participar de eventos no Paraná é muito bom por ser um estado que incentiva a produção da arte, com apoio e infraestrutura. “A arte que faço já tem a ver com o tema da sustentabilidade. Tenho essa pegada ambiental”, disse ele, que deixou o trabalho de engenheiro para se dedicar à arte.

De Ipatinga (MG), Thiago Moska é outro grafiteiro que está em Colombo para o Make Art. “Gosto desse tema da preservação ambiental, de saneamento, que é importante para todos. Como artista, podemos multiplicar essa reflexão”, afirmou.

Ítalo, da cidade de São Paulo, afirma que participar desta atividade amplia o portfólio e as oportunidades para novas pinturas. Ele é grafiteiro há 25 anos e também trabalha como ilustrador e designer gráfico.

Para John, do Rio de Janeiro, o evento divulga a cultura da arte urbana e provoca reflexão. Cristiano Ysto, de Colombo, também um dos organizadores, fala que o movimento fomenta a cultura e a arte. “A arte é um caminho de conscientização.”

Serviço:

Make Art (Faça Arte)

Data: 7, 8 e 9 de junho

Horário: das 8h às 17h

Local: Reservatório Vila Guarani - Tv. Lamenha Lins, 138 - Vila Guarani - Colombo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias