Quarta, 19 de Junho de 2024
12°C 29°C
Cambará, PR
Publicidade

Centro Juvenil de Artes Plásticas comemora 71 anos em exposição no Museu Guido Viaro

A exposição, que reúne trabalhos de crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, apresenta desenhos que retratam o próprio Centro Juvenil e a sua icôn...

10/06/2024 às 18h26
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Anderson Tozato/SEEC
Foto: Anderson Tozato/SEEC

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) abre nesta terça-feira (11), às 15h, a mostra "71 anos de arte", no Museu Guido Viaro, em tributo ao seu aniversário, celebrado no dia 16 de junho. A exposição, que reúne trabalhos de crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, apresenta desenhos que retratam o próprio Centro Juvenil e a sua icônica fachada, além de representar seus idealizadores Guido Viaro e Eny Caldeira, conectando a história e a identidade da instituição.

Fundado em 1953, o CJAP se destaca como o único equipamento público do Paraná dedicado exclusivamente ao ensino de arte e cultura para crianças e adolescentes. Fortalecido por sete décadas de história, o Centro Juvenil de Artes Plásticas continua a escrever sua trajetória refletindo seu compromisso com a arte-educação, por meio de uma ampla gama de oficinas e outras atividades, como o Concurso Paranaense de Desenho.

O vínculo entre o Museu Guido Viaro e o CJAP é profundo e histórico. Criado em homenagem a Guido Viaro, o museu celebra a jornada artística do ítalo-brasileiro como pintor, professor e idealizador visionário, que entre seus tantos projetos, destaca-se a cofundação do CJAP. Relembrando a trajetória do centro, a mostra também reforça a conexão entre Guido e essas duas instituições fundamentais para a cultura paranaense.

Para o diretor do Centro Juvenil, Luiz Gustavo Vardânega Vidal, celebrar cada aniversário da instituição é reconhecer a dedicação e o talento de inúmeras gerações de jovens artistas que passaram em suas salas de aula.

“Esta exposição é um tributo ao legado de Guido e Eny, que vislumbraram um espaço onde a arte pudesse florescer desde a infância. Continuamos a honrar essa visão, proporcionando um ambiente onde a criatividade e a expressão artística são incentivadas e valorizadas”, afirmou Vidal.

“Comemoramos o reconhecimento do poder da arte na educação”, diz a coordenadora do Setor Educativo do CJAP, Adriana Dalazen Cichocki, testemunha de como a instituição transforma a vida de muitos jovens. "Esta exposição é uma oportunidade de apreciar o trabalho do Centro Juvenil e do talento de nossos alunos", acrescenta.

Serviço:

Exposição “71 anos de arte”

Abertura: 11 de junho, às 15h

De terça a sábado, das 14h às 18h

Museu Guido Viaro

Rua XV de Novembro, 1348, Centro – Curitiba

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias