Por Carlos Roberto Francisquini
A XXXII Edição da Festa do Milho Verde, de Cambará, foi um grande sucesso, mais uma vez. Realizado desde 1996, o evento cresce a cada ano e fica ainda melhor a cada nova edição. O evento, famoso em toda a região pela qualidade dos serviços e variedade gastronômica com base nos derivados do milho, o evento destacou-se, mais uma vez, pelo engajamento comunitário e pela generosidade em prol de obras assistenciais.
Desde o início, o espírito de voluntariado foi crucial para o sucesso da festa. Centenas de voluntários dedicaram seu tempo e esforço para garantir que tudo transcorresse como o programado, desde a colheita do milho, passando pela preparação dos pratos e o serviço de entrega, tudo é muito bem planejado pelos voluntários.
"Sem o empenho e a dedicação dos voluntários, não teríamos alcançado o sucesso, não chegaríamos a nossa trigésima segunda edição”, comentou Pe. Antônio Carlos Pinheiro, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças. “Agradeço imensamente a cada um que doou seu tempo e talento para tornar nossa festa tão especial", acrescentou o religioso.
O público não decepcionou e compareceu em grande. Foram dois finais de semanas. Desde a abertura oficial até o encerramento, a atmosfera de união e alegria pontuaram o acontecimento tradicional.
Desde pamonhas e curau até bolos e sucos, a variedade de opções atendeu os paladares mais exigentes.
"É uma honra participar de um evento tão bem organizado e que valoriza nossa cultura alimentar de maneira tão especial. Com certeza, voltarei no próximo ano", afirmou Cleide Erthal.
Além de ser um momento de confraternização e entretenimento, a festa tem o papel crucial na arrecadação de recursos para obras assistenciais da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Todos os fundos arrecadados serão destinados a iniciativas que beneficiam famílias carentes da cidade, reforçando o compromisso social e a responsabilidade com o bem-estar comunitário.
"É gratificante ver nossa comunidade reunida em torno de um propósito tão nobre. A Festa do Milho Verde não é apenas sobre celebrar nossa cultura gastronômica, mas também sobre fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam", destacou Pedro Struziato, um dos organizadores do evento.
Ao encerrar o evento, Pe. Antônio Carlos Pinheiro agradeceu a todos os voluntários, patrocinadores e ao público presente.
"Com a graça de Deus e o esforço de cada um de vocês, conseguimos não apenas realizar uma festa memorável, mas também fazer o bem à nossa comunidade. Que esta solidariedade continue a iluminar nossos corações e a guiar nossos passos ao longo do ano que vem", concluiu, sob aplausos calorosos da plateia.
A XXXII Edição da Festa do Milho Verde de Cambará foi um grande sucesso, reafirmando seu papel não apenas como um evento cultural, mas como um símbolo de generosidade e união entre os habitantes da cidade e regiões vizinhas.
Rádio Circulando