A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) anunciou o nome do profissional escolhido para a vaga de Diretor de Transformação Digital com foco em Inteligência Artificial (IA). A pasta abriu um processo seletivo nacional para atrair especialistas na área de inovação e tecnologia. A iniciativa foi pioneira no Governo do Estado e atraiu 238 candidatos de 15 estados .
O administrador Rafael Sanchez Loureiro, 43 anos, foi escolhido para assumir a vaga de diretor. O paranaense, natural de Curitiba, irá coordenar a agenda de inovação tecnológica no Paraná, utilizando tecnologias emergentes para desenvolver a administração pública. A atuação seguirá as Diretrizes para Adoção da Inteligência Artificial na Administração Pública Estadual, que estão sendo implementadas pelo Governo do Paraná.
O processo seletivo contou com quatro etapas, incluindo fase de inscrições e cadastro, seguido pelo mapeamento comportamental que avaliou a competência e habilidade de 70 candidatos. Desses, 12 candidatos foram escolhidos para a etapa final, na qual foram realizadas entrevistas com uma banca composta por membros do governo estadual, representantes do setor privado e especialistas em recursos humanos. A escolha do candidato foi feita através de uma votação entre os participantes da bancada.
A banca foi formada por sete membros: Alex Canziani, secretário estadual da Inovação; Fabricio Bianchi, diretor de Inovação da SEI; Fernanda Luiza Oliveira da Silva, coordenadora do RH da SEI; Zaki Akel, ex-reitor da Universidade Federal do Paraná; Marco Antonio Casagrande, especialista em RH e CEO da Mira no Negócio; Itamir Viola, presidente do Grupo Viasoft; e Henry Cabral, gerente de negócio, tecnologia e inovação do Senai-PR.
A posse do novo diretor está marcada para acontecer na próxima terça-feira (13), na abertura do 2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público. Ele será contratado como cargo comissionado, com salário de R$ 18.292,04. Entre as atribuições do cargo estão a gestão de projetos de digitalização e modernização dos serviços públicos, a implementação de IA para otimização de processos e a análise de grandes volumes de dados, bem como do gerenciamento de equipes multidisciplinares e a promoção de uma cultura de inovação.
Alex Canziani celebrou o sucesso do processo seletivo e da nova contratação. “Essa foi a primeira seleção que o Estado fez no sentido de poder buscar um talento para a Secretaria de Inovação e foi um sucesso. Não tenho dúvidas que com isso estaremos dando um grande passo na transformação digital através da inteligência artificial com este talento que estamos trazendo para dentro do Governo”, disse.
“A meta é atuar como facilitador da inovação no Estado para transformar os serviços públicos por meio de uma gestão mais eficiente e participativa, sempre colocando o cidadão no centro das decisões, fazendo do Paraná uma referência em inteligência artificial aplicada à administração pública”, afirmou Loureiro.
CURRÍCULO– Loureiro é graduado em administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem especialização em Inovação com Realidade Aumentada e Inteligência Artificial pela Universidade de Stanford na Califórnia. Atualmente é candidato a um doutorado em Administração Pública com ênfase em Tecnologia aplicada a Políticas Públicas, também pela FGV.
No âmbito profissional, Loureiro tem mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia, com passagens na Renault e Banco do Brasil entre 2000 e 2004. Foi gerente responsável pelo recrutamento, seleção e treinamento entre 2004 e 2007 na Cruz Vermelha Americana.
De 2008 a 2018 atuou na multinacional de tecnologia IBM como gerente sênior dos parceiros de negócios nos Estados Unidos, sendo responsável pelo treinamento, seleção e operação, além da preparação e apresentação executiva de resultados financeiros. Também foi Embaixador Nacional da IBM, executando o trabalho de implementação de tecnologias com IA junto a universidades e prefeituras. Sua última passagem foi pela empresa i9 Tech como diretor financeiro e de tecnologia, atuando com consultoria especializada em inovação para indústria 4.0.
Mín. 19° Máx. 36°