Por Carlos Roberto Francisquini
A campanha eleitoral no rádio e na televisão começa oficialmente nesta sexta-feira, 30 de agosto, em todos os municípios Brasileiros.
Em Cambará a propaganda eleitoral será transmitida apenas pelas emissoras de Rádio 104,9FM e 103,9FM.
A inciativa traz um cenário competitivo para a eleição municipal e, em Cambará, os principais candidatos à Prefeitura são Raffaello Frascati (PSB) e Walcir Joaquim (PSD). Ambos disputam a chefia executiva municipal trazendo Rogerinho do Karate (Podemos) e Gil dos Anjos (União Brasil) como candidatos a vice-prefeito respectivamente.
Raffaello Frascati conta com o respaldo do MDB, PP, Podemos, PSDB/Cidadania, PSB, PV e PT e terá uma chapa de 60 candidatos a vereador.
Por outro lado, Walcir Joaquim é apoiado pelos partidos PSD, PL, PRTB, PRD, União Brasil, Solidariedade, Avante e PDT e conta com 68 candidatos a vereador.
128 candidatos disputam uma das nove vagas na Câmara Legislativa local.
Raffaello e Rogerinho realizaram um “adesivaço” para marcar o início da campanha e reuniu um bom número de apoiadores.
Walcir e Gil marcaram o “adesivaço” para este sábado (31 de agosto).
Ambos os candidatos estão explorando as redes sociais para impulsionar esta fase da campanha.
Raffaello e Rogerinho contam com o apoio do Prefeito José Salim na sucessão, enquanto Walcir e Gil promovem campanha de renovação e mudanças no cenário político atual e contam com apoio do Governador do Estado.
Ambos os candidatos tem histórico na vida pública e sempre em lados antagônicos.
Eles também promovem um marco na história política de Cambará. É a primeira vez em que se tem notícias de 4 candidatos que já atuaram na vereança.
Outro ponto incomum é o fato de que os dois principais oponentes que concorrem a chefia executiva tem em comum a disputa no âmbito familiar. Os dois são da mesma família. Raffaello e Walcir são concunhados.
É esperado uma campanha de propostas e debates de ideias e os programas de rádio podem auxiliar os eleitores a conhecerem melhor seus candidatos.
As eleições estão marcadas para o dia 6 de outubro.
Como Funciona a Propaganda Eleitoral
Para o cargo de prefeito, a propaganda eleitoral gratuita será veiculada no rádio com horários específicos. No rádio, as inserções ocorrerão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, de segunda a sábado.
Além das inserções fixas, os partidos terão direito a 70 minutos diários para a divulgação de seus candidatos e propostas ao longo da programação. Esse tempo será distribuído entre candidatos ao cargo de prefeito (60%) e vereador (40%). As inserções devem ser veiculadas entre 5h e meia-noite.
Com o início da campanha no rádio, os candidatos terão a oportunidade de apresentar suas propostas e conquistar o apoio do eleitorado.
A corrida eleitoral promete ser acirrada, com as duas chapas principais mostrando suas forças em busca da vitória.
Rádio Circulando