O Governo do Paraná e o Exército deram início nesta segunda-feira (02) às celebrações da Semana da Pátria em uma cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Alunos da rede estadual, entre colégios cívico-militares e de educação especial, além das forças de segurança do Estado - como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica -, além da Marinha e da Força Aérea, participaram do evento, que contou ainda com o acendimento da Pira com Fogo Simbólico da Pátria.
O vice-governador Darci Piana destacou que as comemorações da Semana da Pátria demonstram o compromisso dos paranaenses com o civismo e o patriotismo. “É um exemplo que o nosso povo está dando para o País. A Independência, que foi há 202 anos, foi conquistada com o grito do nosso imperador, de tornar nosso país independente de Portugal. É também uma demonstração de civismo das nossas escolas e dos nossos alunos”, afirma Piana.
“Além disso, a presença da Força Expedicionária Brasileira que tanto lutou por esse País na Segunda Guerra Mundial, as Forças Armadas. Todos vieram aqui demonstrar esse carinho que tem com a Nação, com o povo do Paraná e o Governo do Estado participando desse momento com esse evento em frente ao Palácio Iguaçu”, ressalta.
O comandante da 5º Divisão de Exército, general de divisão Ricardo José Nigri, assumiu o comando no dia 2 de agosto. Ele salientou a presença de alunos na cerimônia, desenvolvendo desde cedo o sentimento de patriotismo. “Essa cerimônia mostra a integração da sociedade civil com os militares, mostra toda essa força que o Paraná tem e essa união total, gerando sinergia entre o Estado e as nossas forças da 5ª Divisão de Exército”, comenta o general.
“Estamos muito felizes de ver as crianças, a participação dos colégios, elas cantando o hino nacional, cultuando nossos símbolos, nossos valores. Isso é motivo de grata satisfação para nós, militares”, complementa.
Governo já empenhou quase metade do valor total da Ponte de Guaratuba
Maior doador do País, Paraná celebra mês de conscientização para doação de órgãos
Na abertura das celebrações da Independência do Brasil, 120 estudantes de oito colégios cívico-militares, além de quatro escolas de educação especial, participaram da cerimônia. “É um momento onde nós, dos colégios cívico-militares, estamos apresentando o que trabalhamos o ano inteiro com as nossas crianças, a parte cidadã, o momento que eles aprendem a respeitar a Pátria e os seus símbolos”, disse a coordenadora pedagógica dos Colégios Cívico Militares, Soraia Cristina Azevedo.
Todos os 29 colégios cívico-militares de Curitiba participam das cerimônias da Semana da Pátria. Além dos alunos que integraram a cerimônia desta segunda, no domingo (1º) uma parte dos estudantes integrou o desfile realizado no quartel do Exército no Pinheirinho. Os demais desfilam no 7 de setembro.
O secretário da Educação, Roni Miranda, afirma que a construção de uma sociedade mais justa começa pela educação. “Os colégios cívico-militares trazem disciplina e respeito, e esse respeito começa com os símbolos da Pátria. Temos que ter orgulho de ser brasileiro, de ser paranaense, e é isso que ensinamos, não só nos cívicos militares, mas em toda a nossa rede de ensino”, destaca o secretário.
“Tudo isso culmina na melhor educação do Brasil. É dessa forma, com disciplina e foco, que conseguimos ter resultados melhores de aprendizagem para os nossos estudantes”, finaliza.
CERIMÔNIA —A abertura da Semana da Pátria foi marcada pelo recebimento do Fogo Simbólico, que teve sua chama iniciada em Brasília, no Distrito Federal, e foi distribuída para todo o território nacional.
Pesquisadores da Unicentro se destacam em rankings científicos internacionais
Paratletas apoiados pelo Estado conquistam primeiras medalhas na Paralimpíada de Paris
O veterano da Polícia Militar do Paraná e integrante da Liga da Defesa Nacional, coronel Nilson Luiz Salata, realizou o acendimento da Pira. O fogo permanecerá aceso até o dia 7 de setembro. “Para mim é um momento ímpar e que aflora em mim o patriotismo que eu tenho pelo Brasil, um país maravilhoso e que nossas crianças, com certeza, terão um excelente futuro, com muita alegria”, opina Salata, que participa desse momento há 14 anos.
O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937 e representa a esperança, a fé e a força do povo brasileiro, que se renovam a cada ano, com a manutenção da independência e soberania nacional.
DESFILE –O tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro da Capital será na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. A solenidade será promovida pela 5ª Divisão de Exército Brasileiro e pelo Governo do Paraná. O desfile de comemoração da Independência do Brasil contará com a participação de quase 5 mil pessoas – entre civis e militares –, a pé e em viaturas.
Forças de segurança do Paraná e alunos da rede estadual de ensino deverão participar do desfile. O desfile deve ter início às 9 horas.
PRESENÇAS —Participaram do evento de abertura da Semana da Pátria o secretário da Saúde, César Neves; os deputados Nelson Justus, Márcia Huçulak e Cloara Pinheiro; o desembargador do Tribunal de Justiça, Celso Jair Mainardi; além de autoridades das Forças Armadas.
Mín. 19° Máx. 36°