Por Carlos Roberto Francisquini
Cambará celebrou o Dia da Independência com um desfile cívico-militar na manhã deste sábado. Os atiradores do Tiro de Guerra 05-001 abriram as festividades do Dia da Pátria com um desfile envolvente, como sempre fez ao longo de sua história no nosso município.
Mais cedo houve o hasteamento do Pavilhão Nacional com a presença das autoridades municipais.
O prefeito José Salim Haggi Neto, acompanhado do vice-prefeito João Luiz Del Col e da esposa Soluedes, esteve presente no palanque de autoridades juntamente com parte de membros da equipe de governo.
Além do TG, desfilaram a Guarda Civil e a Brigada do Corpo de Bombeiros Civil, seguidos pelo desfile das escolas públicas e privadas de Cambará, que apresentaram suas bandas de fanfaras.
Os grupos DEMOLAY e Arco-íris, ambos apoiados pela maçonaria local participaram do evento. Essas organizações juvenis, conhecidas por seu engajamento em atividades cívicas e comunitárias, chamaram a atenção do público.
A instituição APAE também marcou presença no desfile, transmitindo uma mensagem de inclusão e solidariedade. A participação da APAE reforçou a importância da integração social e do apoio às pessoas com necessidades especiais.
O evento foi encerrado com uma cavalgada, que trouxe um toque de tradição dos pioneiros ao desfile.
Público menor:
A parada cívico/militar em Cambará, pela sua própria tradição, sempre atraiu grande público.
No entanto, nos últimos anos, é registrado um número cada vez menor do público na Avenida Brasil. Este ano, por exemplo, o desfile contou com um bom público, mas foi menor do que os anos anteriores.
É o que revela as irmãs Maria Terezinha e Helena Ferreira Komya. Elas já perderam as contas de quantas Paradas Cívico/Militar participou na Avenida de Cambará.
“É muito divertido estar aqui e acompanhar este dia especial. É uma pena que a cada ano o público tem encolhido”, comentaram.
Candidatos:
Os candidatos Walcir Joaquim (PSD) e Raffaello Frascati (PSB) marcaram presença na avenida. Eles aproveitaram a ocasião para se conectar com os eleitores e mostrar seu apoio à celebração cívica.
Rádio Circulando
Mín. 16° Máx. 40°