Por Carlos Roberto Francisquini
O Colégio Estadual Cívico-Militar Dr. Generoso Marques, de Cambará, realizou sua tradicional Feira Cultural com o tema “Educando para uma Sociedade Igualitária - Por uma sociedade antirracista!”.
O evento teve como objetivo promover uma reflexão profunda sobre a importância da luta contra o racismo, a valorização das culturas afro-brasileira e indígena, e a reparação histórica de grupos historicamente marginalizados no Brasil.
De acordo com a Professora de Matemática e Pedagoga Daiany dos Reis Santana, a temática escolhida para este ano está em sintonia com as Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que garantem a inclusão no currículo escolar da temática "cultura afro-brasileira, africana e indígena", buscando corrigir a exclusão dessas culturas da história oficial do país.
Além disso, a Feira Cultural do Colégio Estadual Cívico-Militar também reforçou a importância de ações afirmativas e de políticas públicas que visam reparar as desigualdades históricas e promover uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
O evento foi idealizado pela Equipe Multidisciplinar para a Educação das Relações Étnico-Raciais (EMERER), com o apoio da direção escolar, equipe pedagógica, professores, militares, funcionários, estagiários, alunos e suas famílias.
O esforço coletivo foi fundamental para a realização de um evento que demonstrou as potencialidades e habilidades dos estudantes, além de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela instituição na comunidade cambaraense.
“As atividades da Feira Cultural 2024 envolveram diversas Salas Temáticas, apresentações culturais e exposições que refletiram o protagonismo dos alunos e o compromisso da escola com a construção de uma educação humanizadora, tal como defendido pelo educador Paulo Freire”, comentou a Pedagoga.
Ao longo do evento, foram discutidos temas como a importância da representatividade, a luta contra o preconceito racial e a valorização da diversidade cultural presente no Brasil.
O público, composto por autoridades, escolas convidadas, professores, familiares e a comunidade local, participou ativamente, interagindo com as exposições e apresentações, e reconhecendo a relevância das ações propostas.
A presença de tantos segmentos escolares e da comunidade reafirma o compromisso do Colégio Estadual Cívico-Militar Dr. Generoso Marques com a educação de qualidade e com a promoção de um ambiente mais inclusivo e respeitoso.
Em suas palavras de agradecimento, a direção da escola expressou sua gratidão a todos os envolvidos na organização do evento e a todos que compareceram, destacando que momentos como este são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos têm o direito de serem reconhecidos e respeitados, independentemente de sua cor, raça ou origem.
"A luta pela igualdade racial e pela reparação histórica é um caminho que deve ser percorrido por todos nós. A educação é a chave para que possamos transformar nossa sociedade, tornando-a mais justa, inclusiva e antirracista," afirmou a direção do Colégio, destacando o papel da instituição nesse processo de transformação.
A Feira Cultural 2024 foi, sem dúvida, um marco no trabalho desenvolvido pelo Colégio Estadual Cívico-Militar Dr. Generoso Marques, mostrando o poder da educação como ferramenta de transformação social e reafirmando a importância da reflexão sobre a diversidade, o respeito e a igualdade racial.
Equipe Diretiva:
Diretor geral do Colégio: João Carlos Massataru
Vice-diretora e Pedagoga: Roseclei de Fátima Proni Pires
Pedagogas: Daiany dos Reis Santana, Heloísa de Souza Silva e Lígia Gnaspini Mafra
Diretor militar: Subtenente Augusto Simão da Silva.
Monitores militares: Cabo Álvaro Benedito da Silva e Sargento Remi Eleotério de Souza
Os membros da Equipe Multidisciplinar para as Relações Étnico-Raciais:
Coordenadora: Daiany dos Reis Santana
Representantes dos funcionários: Raquel Teles da Silva Scandolo e Jakeline Arioso
Representantes dos alunos: Rafael Primo (2B) e Lucas Henrique V. V. Otremba (3A)
Representante da Comunidade Escolar: Alessandra Massataru
Representantes da Equipe Pedagógica: Lígia Gnaspini Mafra e Roseclei de F. Proni Pires
Representantes dos professores: Angelita de Souza Santos, Douglas Fernandes da Silva, Érica Cavalcanti Jacometi Portes, Geovana Maria Pereira, Liliane Vieira Pinheiro Fernandes, Matheus Garcia Justo, Renata Alves Costa Bertoli.
As Salas Temáticas e os professores responsáveis:
Sala das Linguagens
Organização: Trabalhos teatrais, escritos, painéis, poesias em cordel, jogos, uso de diferentes linguagens e expressões para o conhecimento.
Professores responsáveis: Tânia Tinonin, José Poças, Liliane Pinheiro, Paulo Fonseca, Márcia Lucas, Bruna Gonçalves, Luana Uchida, Juliano Teixeira Júnior, Patrícia Pinheiro, Murilo Tironi, Lana Brasil.
Sala do Protagonismo Juvenil
Organização: Artesanatos, desenhos, pinturas, jogos interativos, painel com informações sobre Educação Inclusiva.
Professoras responsáveis: Lígia Mafra, Giselle Soares, Natália de Carvalho, Eliane Marcolin, Lourdes Domingos, Gabrielly Chicalhoni, Aryane Gobbis.
Sala das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas/Arte
Organização: Trabalhos produzidos com pinturas, desenhos, fotos, textos, frases, painéis, maquetes trazendo reflexões sobre a cultura africana, afro-brasileira e indígena.
Professores responsáveis: Fábio Malerba, Lucas Moraes, Geovana Pereira, Daniel de Lima Júnior, Fernanda Romano, Marinês Conti, Mayra Laurenzano, Karla Arieta, Denise Bernardelli, Claudinei Gimenes e Sílvia da Costa.
Sala do Pensamento Computacional/Programação
Organização: Trabalhos produzidos - exposição/ demonstração das criações realizadas (programação, site do Colégio), jogos interativos, maquetes de projetos.
Professores responsáveis: Matheus Garcia, Franciele da Costa, Silvana Gandra e Rodrigo Ferrari.
Sala da Robótica
Organização: Trabalhos produzidos - exposição/demonstração das criações realizadas, jogos interativos, maquetes de projetos.
Professores responsáveis: Silvana Gandra, Matheus Justo e Rodrigo Ferrari.
Sala das Ciências da Natureza
Organização: Trabalhos com práticas experimentais; células; sistemas do corpo humano, informações sobre agricultura; biotecnologia; saúde, borboletário, conscientização sobre a dengue.
Professores responsáveis: Renata Bertoli, Vânia Lourenço, Sônia Justo, Sílvia Barbieri, Verônica de Souza, Érica Jacometi, Kelly dos Santos e Douglas Fernandes.
Sala do Laboratório de Ciências – UENP
Organização: Materiais trazidos pela UENP (animais dissecados)
Professores responsáveis: Renata Bertoli e estagiário Marcos, junto com professores e estudantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Sala da Beleza
Organização: Informações exaltando a diversidade da beleza; as diferentes perspectivas da beleza; trancistas realizando penteados.
Professoras responsáveis: Angelita Santos, Thaís Laplechade, Léia Marcusso, Rosimara Destefani.
Sala da Matemática
Organização: Trabalhos de Geometria – Egito; Trigonometria – teodolito; Teoremas, Cálculos - Pescaria divertida, Geoplano, demonstração Plataforma Matific.
Professores responsáveis: Mário Pereira, Gustavo Bárbaro, Hérica Rodrigues, Renata Bertoli, Renata Andrade e o estagiário Olavo Francisquini.
Sala do Sítio do Pica-Pau Amarelo
Organização: Ambiente decorado como o Sitio do Pica-Pau Amarelo e seus personagens, trazendo linguagem teatral e reflexões.
Professora responsável: Geisa Dariva.
Professor instrutor da Fanfarra: Kleber L. C. da Silva
Auxiliares Pedagógicos:
Débora F. da Silva
Leiva M. M. Olivatto
Maria Angela R. Barela
Stela M. Frediani
Tânia M. Sanches
Viviane J. Garcia
Funcionários:
Andréia Militão
Célia R. Batista
Elindicei L. Garcia
Fernanda J. dos Santos
Givalda Almeida Scandolo
Jakeline Arioso
Joceli Casagrande
Luciano da Silveira
Marcia Ap. da S. Viana
Maria Helena Bernardeli
Otília T. Stoppa
Raquel T. da Silva Scandolo
Rogélio G. de Moraes
Roseli M. B. Perez
Silmara Jardim
Silvana R. da Silva
Rádio Circulando