Por Carlos Roberto Francisquini
A Justiça Eleitoral de Cambará realizou a cerimônia de diplomação dos eleitos nas eleições municipais de 2024. O evento aconteceu no Fórum Dr. Otacílio Ribeiro, no Salão do Tribunal do Júri da Comarca de Cambará, na manhã desta sexta-feira 29 e marcou o primeiro passo para a posse dos novos gestores do município, prevista para o dia 1º de janeiro de 2025.
A cerimônia foi presidida pelo Juiz Titular da Comarca de Cambará, Dr. Rafael da Silva Melo Glatzl, que esteve acompanhado do Representante do Ministério Público, Dr. Marcel de Alexandre Coelho, e do Chefe do Cartório Eleitoral, Dr. Vitor Hugo Pires. O evento também contou com a presença do atual prefeito, José Salim Haggi Neto (MDB), e do atual vice-prefeito, João Luiz Del Col (MDB), além de familiares dos diplomados, que prestigiaram o momento histórico para o município.
Diplomados
Foram diplomados o prefeito Walcir Joaquim (PSD) e o vice-prefeito Gil dos Anjos (União Brasil), além dos 9 vereadores que irão compor a próxima Câmara Municipal.
Os parlamentares diplomados são:
O Significado da Diplomação
A diplomação é um ato formal realizado pela Justiça Eleitoral que atesta a regularidade da eleição e o direito dos eleitos a tomar posse em seus respectivos cargos. Com a conclusão desse procedimento, Walcir Joaquim e Gil dos Anjos, assim como os vereadores, estão oficialmente habilitados para assumirem seus mandatos a partir de 2025. A cerimônia de diplomação aconteceu após as eleições de 6 de outubro, seguindo todos os trâmites legais estabelecidos pela legislação eleitoral.
A diplomação é um passo fundamental na transição de governo e marca o encerramento do ciclo eleitoral, preparando o município para as novas administrações e os desafios do próximo mandato.
Cambará, agora com seus eleitos oficialmente diplomados, aguarda com expectativa o início do novo ciclo político, que promete trazer mudanças importantes para a cidade e sua população.
Rádio Circulando