Por Carlos Roberto Francisquini
Durante a solenidade de diplomação dos eleitos nas últimas eleições municipais de Cambará, realizada na manhã desta sexta-feira (29), o representante do Ministério Público local, Dr. Marcel de Alexandre Coelho, fez um discurso de reflexão sobre o papel das lideranças políticas no município e os impactos de suas decisões na população.
Em seu pronunciamento, Dr. Marcel destacou a importância da responsabilidade e da união para o futuro da cidade, ao mesmo tempo em que reforçou a necessidade de escolhas mais éticas e transparentes por parte dos governantes.
O discurso de Dr. Marcel foi iniciado com uma citação de um chefe indígena norte-americano, que serve como uma metáfora para as escolhas que os líderes devem fazer ao longo de sua trajetória política.
A reflexão dizia: “Dentro de mim há dois lobos. Um deles é cruel e mau. O outro é muito bom, e eles estão sempre brigando. Quando lhe perguntaram qual lobo ganhava a briga, ele parou, refletiu e respondeu: - Aquele que eu alimento mais frequentemente”.
Com essas palavras, o promotor sugeriu que os líderes alimentem mais o "lobo bom", ou seja, o lado da ética, da justiça e da solidariedade, para que essas virtudes prevaleçam nas decisões políticas que afetam diretamente a vida da população cambaraense.
Em seguida, Dr. Marcel fez uma série de saudações, começando pelo Excelentíssimo Senhor Doutor Rafael da Silva Melo Glatz, Juiz de Direito da Comarca de Cambará, a quem elogiou pela condução rápida e eficiente dos trabalhos eleitorais. Também parabenizou os servidores do Cartório Eleitoral da 25ª Zona Eleitoral, mencionando o nome de Vitor Hugo Pires, e reconheceu o trabalho competente e seguro desenvolvido por esses profissionais durante todo o processo eleitoral.
O promotor de Justiça também se dirigiu ao Prefeito Municipal de Cambará, José Salim Haggi Neto, e ao Vice-Prefeito, João Luiz Del Col, em nome dos quais saudou todas as autoridades presentes na cerimônia.
A importância da atuação da imprensa, que tem um papel fundamental em uma democracia, também foi destacada.
Dr. Marcel prosseguiu seu discurso destacando que o momento de diplomação não era apenas de júbilo e comemorações, mas também de reflexão profunda sobre as responsabilidades que os novos eleitos assumem a partir daquele momento.
"O futuro de Cambará passará para as mãos dos senhores e senhoras eleitos. Todos carregam consigo uma responsabilidade muito grande, que é gerir a coisa pública, aquilo que não é de ninguém, mas é de todos", afirmou.
Ao falar sobre a responsabilidade dos eleitos, Dr. Marcel reforçou a ideia de que as decisões tomadas no âmbito da administração pública devem ser sempre guiadas pelo interesse coletivo, e não por interesses particulares ou de grupos específicos.
“O interesse público deverá mover as ações dos senhores e senhoras. Pensar como um todo e não de forma particularizada, para o atendimento de uma coletividade e não deste ou daquele grupo", destacou.
Em um momento de grande emoção, o representante do Ministério Público ainda fez um apelo pela união entre os eleitos, lembrando que as disputas eleitorais já haviam ficado para trás. Agora, segundo ele, é o momento de todos se unirem em prol do bem comum da sociedade cambaraense.
Para reforçar sua mensagem, citou a escritora Clarice Lispector: “As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas, elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos”.
Por fim, Dr. Marcel concluiu seu discurso dizendo que o voto que consagrou os novos eleitos é uma oportunidade para que façam o melhor pelo progresso de Cambará.
“Que o voto que os consagrou como vencedores das eleições municipais seja a oportunidade para que possam fazer o melhor para o progresso de Cambará”, afirmou, encerrando sua fala com um agradecimento a todos os presentes.
O discurso de Dr. Marcel de Alexandre Coelho não apenas cumpriu o papel de formalidade institucional, mas também trouxe uma mensagem contundente sobre os desafios e responsabilidades que os líderes políticos de Cambará enfrentarão nos próximos anos. Em um momento de grandes divisões políticas, seu apelo por união e foco no interesse público reflete a necessidade de superar os conflitos partidários em favor de uma gestão mais eficiente e inclusiva, que realmente atenda às necessidades da população cambaraense.
A reflexão sobre as escolhas que cada líder faz, simbolizada pela metáfora dos dois lobos, foi um convite para que os eleitos ponderem suas ações e as consequências delas para a coletividade, sempre priorizando o bem comum acima de qualquer outro interesse.
Com as promessas feitas e os desafios à frente, a população de Cambará espera que as palavras do promotor se traduzam em ações concretas que resultem em melhorias tangíveis para a cidade, sempre com o compromisso de construir uma gestão mais justa, ética e participativa.
A diplomação dos eleitos foi marcada por um clima de respeito e reflexão, com a presença de autoridades locais, imprensa e membros da sociedade civil. O evento reafirmou o compromisso da cidade com a democracia e a importância do exercício responsável e ético da política.
Por Dr. Marcel de Alexandre Coelho
Antes das saudações, gostaria de iniciar minha fala lembrando de uma reflexão feita por um chefe indígena norte-americano, que disse o seguinte, quando indagado sobre seus sentimentos:
“Dentro de mim há dois lobos. Um deles é cruel e mau. O outro é muito bom, e eles estão sempre brigando. Quando lhe perguntaram qual lobo ganhava a briga, ele parou, refletiu e respondeu: - Aquele que eu alimento mais frequentemente”.
Que, então, alimentemos mais o nosso lado bom para que ele apareça mais...
Excelentíssimo Senhor Doutor Rafael da Silva Melo Glatz, Juiz de Direito da Comarca de Cambará, saúdo-o nesta oportunidade enaltecendo-o pela condução dos trabalhos nestas eleições municipais, pois o fez com extrema celeridade.
Também quero elogiar os trabalhos desenvolvidos pelos servidores e auxiliares do Cartório Eleitoral da 25ª Zona Eleitoral, fazendo-o em nome do Senhor Vitor Pires Hugo, que, mais uma vez, prestaram serviços com competência e segurança.
Dirijo-me, ainda, com profundo respeito aos Excelentíssimos Senhores José Salim Haggi Neto, Prefeito Municipal de Cambará, e João Luiz Del Col, em nome dos quais saúdo as demais autoridades presentes no local.
Por fim, minhas saudações respeitosas a todos os presentes e, em especial, à imprensa, que desempenha, sem sombra de dúvida, um papel muito relevante numa democracia.
Muito bem...
Hoje, o momento é de júbilo, felicidade e contentamento, pois estamos aqui reunidos para a solenidade de diplomação dos eleitos: o Prefeito, o Vice-Prefeito e os Vereadores Eleitos.
Mas também é uma ocasião para reflexão...
O futuro de Cambará passará para as mãos dos senhores e senhoras eleitos.
Por isso, todos carregam consigo uma responsabilidade muito grande, que é gerir a coisa pública, aquilo que não é de ninguém, mas é de todos...
O interesse público deverá mover as ações dos senhores e senhoras. Pensar como um todo e não de forma particularizada, para o atendimento de uma coletividade e não deste ou daquele grupo.
É preciso dizer que a eleição acabou.
As disputas devem ser deixadas de lado.
Agora é momento de união, de todos se unirem para a busca do bem comum da sociedade cambaraense. Lembro, nesta passagem, uma frase da escritora Clarice Lispector: “As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas, elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos”.
Então, que o voto que os consagrou como vencedores das eleições municipais seja a oportunidade para que possam fazer o melhor para o progresso de Cambará.
Muito obrigado!!!
Rádio Circulando