Com informações da Carolina Gabardo Belo
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 6,4 bilhões para a concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável pela administração de 605 quilômetros de rodovias no Paraná. O pacote inclui R$ 829 milhões em financiamento direto e R$ 5,55 bilhões em emissão de debêntures incentivadas, e faz parte das ações do Novo PAC.
O projeto, que prevê R$ 16 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão, abrange a expansão e modernização da malha rodoviária, com destaque para a duplicação de 350 quilômetros de pistas, a construção de 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais. A melhoria na infraestrutura rodoviária deve gerar 105 mil empregos diretos e indiretos, sendo 43 mil no período inicial de cinco anos.
Com um custo médio de pedágio 31% inferior ao das concessões anteriores, o projeto tem como foco não apenas a melhoria do transporte e da logística no estado, mas também a promoção de benefícios diretos à população. O sistema de rodovias administradas pela EPR Litoral Pioneiro inclui as BR-153, BR-277 e BR-369, além de trechos de rodovias estaduais, atendendo 27 cidades, incluindo Curitiba. A região é um importante corredor logístico, conectando o Porto de Paranaguá e a Região Metropolitana de Curitiba ao Litoral.
Entre as melhorias previstas, destacam-se o aumento da capacidade das rodovias, a modernização de trechos estratégicos e a implementação de serviços essenciais, como socorro médico e mecânico 24 horas. O projeto também inclui um pacote de obras no Porto de Paranaguá, com a remodelação de pistas e conexões para garantir mais fluidez e segurança no escoamento da produção agrícola, especialmente durante os períodos de maior movimentação de veículos.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou a importância do financiamento para superar desafios de infraestrutura e mobilidade no país, além de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
“Esse projeto é essencial para melhorar a conectividade e garantir uma das principais vias de escoamento da safra paranaense”, afirmou.
Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ressaltou que o Novo PAC tem como uma de suas prioridades a promoção de transporte eficiente e sustentável.
“Este projeto vai reduzir os custos logísticos, beneficiar a população com tarifas de pedágio menores e garantir o crescimento econômico da região”, destacou.
A concessão da EPR Litoral Pioneiro representa um passo estratégico para o desenvolvimento do Paraná, modernizando o corredor logístico do Porto de Paranaguá e contribuindo para o crescimento das regiões do Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. José Carlos Cassaniga, diretor-presidente da EPR, reforçou o compromisso da companhia.
“Essa operação é um marco que reforça nosso compromisso com a eficiência, segurança e responsabilidade no desenvolvimento da infraestrutura do estado” completou.
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