Por Carlos Roberto Francisquini
A Cooperativa Sicredi Paranapanema Serrana celebra, neste mês de fevereiro, quatro décadas de história com a inauguração de sua nova sede, um marco significativo tanto para a cooperativa quanto para a cidade de Cambará, que, em 2024, completou 100 anos. Localizada no coração financeiro do município, a nova sede é um imponente prédio de três andares, cujo design arrojado se integra de forma harmoniosa ao centro histórico da cidade. A inauguração, realizada na noite de quinta-feira, 13 de fevereiro, reflete a trajetória de crescimento e a forte presença regional da cooperativa, que atua em três estados brasileiros: Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Com um espaço amplo e moderno, a nova sede não se destaca apenas pela grandiosidade estética, mas pela funcionalidade que oferece à comunidade local. O prédio dispõe de salas de reuniões equipadas com tecnologia multimídia de última geração, proporcionando um ambiente adequado para negócios e encontros formais, de apoio essencial para empreendedores de todos os portes, como destacou o presidente da Cooperativa Sicredi Paranapanema PR SP RJ, Claudio Marcos Orsini.
“É um momento muito especial para a nossa Cooperativa. Esta noite representa um marco de uma jornada que foi iniciada com grandes sonhos, mas que nunca tirou os pés do chão”, afirmou o presidente.
A cerimônia foi marcada por momentos emocionantes, entre eles, o reconhecimento aos pioneiros da cooperativa, como o fundador Jayme Seixas, que aos 98 anos, relembrou os desafios enfrentados nos primeiros anos da cooperativa.
“Mesmo com todas as incertezas que nos apresentava o cenário da época, sempre tive a confiança e a certeza de que aquilo era a coisa certa a ser feita. E o lado bom de estar aqui esta noite é poder ratificar que estávamos e estamos no caminho certo”, disse Seixas, emocionado.
A inauguração também contou com a presença de Manfred Dasenbrock, presidente nacional do Sistema Sicredi e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu). Em entrevista ao Jornal Circulando, Dasenbrock elogiou a gestão de Claudio Marcos Orsini, ressaltando que a cooperativa tem se destacado pela sua expansão sólida e sustentável.
"Ao expandir para o Estado de São Paulo e agora também no Rio de Janeiro, reflete a ideia de ir mais longe para estar sempre perto dos associados, garantindo solidez e desenvolvimento", comentou.
Para Wolmir Caraciolo, Diretor Executivo da Cooperativa, reforçou que com o apoio de seus associados e colaboradores, a Sicredi Paranapanema Serrana abre um novo ciclo de desenvolvimento com um olhar voltado para o futuro, reafirmando seu compromisso com o cooperativismo regional e a sustentabilidade dos negócios locais.
“Esta obra é um resultado da confiança de nossos associados, do esforço coletivo de todos os nossos colaboradores e das comunidade que usufruem desta estrutura que tempo como principal objetivo oferecer produtos, serviços e soluções financeiras para alavancar o desenvolvimento das comunidades ontem atuamos”, frisou.
A inauguração de sua nova sede representa não apenas uma nova fase para a cooperativa, mas também um ponto de inflexão na história de Cambará, que, ao celebrar seu centenário, também celebra o crescimento de um dos pilares do seu desenvolvimento econômico.
Em tempo: Está previsto para a próxima semana, dia 24 de fevereiro, a inauguração da agência de atendimento do Sicredi de Cambará.
“A comunidade toda está convidada a participar deste grande evento que vai marcar o nosso aniversário de 40 anos da nossa cooperativa”, finaliza Presidente Claudio Orsini.
Rádio Circulando