Por Carlos Roberto Francisquini
O Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) recebeu, na noite de 9 de abril, lideranças de todo o Paraná para o primeiro Encontro Estadual do CDER (Colégio de Entidades de Classe do Crea-PR) em 2025. Um momento especial de reencontro, troca de experiências e, principalmente, renovação de compromissos com o desenvolvimento das entidades e da engenharia paranaense.
Um dos destaques do evento foi a eleição da nova coordenação estadual do CDER. Representando o Norte Pioneiro, o Engenheiro de Segurança do Trabalho Fernando Ribeiro dos Santos, presidente da APLA (Associação dos Platinense da Engenharia, Arquitetura e Agronomia), assumiu como coordenador. Ao seu lado, o Engenheiro Ambiental Alcides Pascoal, de Apucarana, passa a exercer a função de coordenador adjunto.
“É uma honra receber essa segunda oportunidade. O CDER é muito importante para as entidades e, com o apoio de todos, vamos seguir avançando”, disse Fernando.
Alcides reforçou o espírito coletivo da nova gestão.
“O presidente Ascari conhece de perto a realidade das entidades, e é um privilégio trabalhar com essa equipe. Só temos a somar.”
O presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, abriu o encontro destacando a importância do CDER como espaço de diálogo e construção conjunta. Ele também chamou atenção para o valor da história das entidades.
“O legado histórico das entidades é o legado do Crea”, afirmou.
A APLA, por exemplo, já iniciou esse movimento com o lançamento de um livro na Assembleia Legislativa do Paraná. O CEAL, anfitrião do evento, também está organizando seu acervo.
“É a história também do desenvolvimento de Londrina”, disse o presidente do CEAL, Eng. Eletric. Marcos Dantas.
Além das eleições, a programação trouxe informes importantes. O Gerente de Relações Institucionais do Crea-PR, Eng. Prod. Claudemir Marcos Prattes, apresentou a proposta de manutenção de três políticas de patrocínio vinculadas ao CDER. Os editais, fundamentais para a sustentabilidade das entidades, devem ser lançados oficialmente no EPEC, previsto para novembro. Também foi discutida a realização do PROEC 2026 em Pato Branco, com parceria com o evento “Casa que Quero”.
O encontro terminou com um sentimento de união e propósito compartilhado.
“Juntos, somos fortes. Tenho orgulho de trabalhar ao lado de cada um de vocês”, disse Ascari em sua fala de encerramento.
Fernando Ribeiro dos Santos é natural de Santo Antonio da Platina, é Engenheiro de Segurança do Trabalho, preside o APLA e é casado com Bruna dos Santos e pai de três filhos, Laura Helena é Otávio.
Confira abaixo a composição do CDER Estadual com os nomes dos 8 coordenadores regionais e os respectivos adjuntos:
APUCARANA
Coord. Alcides Pascoal Junior
Coord Adj. Marcelo Fiori
CASCAVEL
Coord. Bruna Anible Sost
Coord. Adj. Michael Jenifer Lange
CURITIBA
Coord. Lella Regina Curt Bettega
Coord. Adj. Edson Luiz Haluch
GUARAPUAVA
Coord. Eduardo da Silva Lopes
Coord. Adj. Renata Antonia Paz Herzer
LONDRINA
Coord. Fernando Ribeiro dos Santos
Coord. Adj. Marco Antonio Ferreira Finocchio
MARINGÁ
Coord. Miguel Fujinami
Coord. Adj. Erivelto Alves Prudencio
PATO BRANCO
Coord. Lilian Furlan
Coord. Adj. Williani de Almeida Kolasa
PONTA GROSSA
Coord. Alessandro Talevi Machado
Coord. Adj. Vitor Cezar Miessa Coelho
Rádio CirculandoFM
YOUTUBE: INSCREVA-SE NO CANAL CIRCULANDO