CIDADES Ação Rápida!
Depósito de cama de frango irregular começa a ser removido
Após denúncia do Jornal Circulando, prefeitura determina retirada de depósito que causava transtornos para a comunidade e riscos ambientais
29/04/2025 12h19 Atualizada há 1 ano
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: Da redação
Máquinas estão no local retirando os resíduos de cama de frango irregular em Cambará - Foto: Alisson Calegari/Especial para o Jornal Circulando

 

Por Carlos Roberto Francisquini

 

Continua após a publicidade

Depois da reportagem publicada na edição de 17/04 do Jornal Circulando, que denunciou o forte mau cheiro vindo de um depósito de cama de frango próximo do perímetro urbano de Cambará, o prefeito Walcir Joaquim (PSD) determinou ação imediata do Departamento de Meio Ambiente, que confirmou a irregularidade e determinou o início da retirada do material.

O diretor do Meio Ambiente, Alison Calegari, afirmou que esteve no local e constatou a gravidade da situação.

Continua após a publicidade

“As informações publicadas no jornal eram sérias. Verificamos atividade comercial irregular e risco de contaminação do solo”, afirmou.

Após a vistoria, o responsável pelo material foi identificado e notificado. Embora não tenha sido autuado, ele se comprometeu a retirar todo o conteúdo do depósito e recuperar o solo degradado.

Segundo Calegari, o material estava sendo manuseado sem qualquer cuidado com o meio ambiente, o que representa risco à saúde pública e ao lençol freático da região.

“O Prefeito Walcir Joaquim me orientou a resolver primeiro o problema do mau cheiro, que está perturbando a rotina dos cambaranenses. As outras medidas serão tomadas assim que o resíduo for totalmente removido”, completou.

Riscos ambientais

A cama de frango — resíduo orgânico composto por fezes, restos de ração, penas e serragem — exige tratamento e descarte adequados. Quando mantida em áreas abertas e sem controle, pode gerar uma série de impactos ambientais e sanitários, como:

Além disso, especialistas apontam o risco da drenagem ácida, fenômeno em que líquidos gerados pelo contato entre o resíduo e a água da chuva se tornam ácidos, podendo carregar metais pesados e poluir o solo e cursos d’água.

Fonte – IAT – Instituto Água e Terra

“Somente uma análise técnica mais profunda poderá identificar o real impacto ambiental, mas já sabemos que o risco de contaminação existe”, disse Calegari.

 

Operação em andamento

A remoção da cama de frango já começou e, segundo a prefeitura, a previsão é de que a operação seja concluída até o sábado, dia 3 de maio. No entanto, o prazo pode ser estendido por conta das chuvas, que dificultam o trânsito de caminhões e maquinários pesados no local.

A população de Cambará, que há tempos sofria com o odor e a presença de insetos, comemora a ação da prefeitura e espera que medidas mais rígidas sejam adotadas para impedir que esse tipo de prática volte a ocorrer na cidade.

 

Continua após a publicidade

Leia mais: 

https://www.circulandoaqui.com.br/noticia/55976/deposito-de-cama-de-frango-suspeito-expoe-possivel-crime-ambiental-e-risco-a-saude-publica 

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Rádio CirculandoFM 

JOVEMPLAY

 

Continua após a publicidade