
Por Carlos Roberto Francisquini
O teatro voltou a pulsar em Jacarezinho na noite desta quinta-feira (21), com a abertura oficial da 20ª edição do EnCena tradicional Festival de Teatro.
A abertira do Festival contou com a performance arrebatadora do Balé do Teatro Guaíra, uma das mais icônicas do Paraná, que abriu os trabalhos com intensidade, marcando o início de uma programação que promete sacudir o cenário cultural da região até o dia 31 de agosto.
Com duas apresentações na mesma noite — e casa lotada em ambas — o festival já mostrou a que veio: provocar, emocionar e fazer pensar.
O primeiro espetáculo da noite, "V.I.C.A", trouxe à cena uma reflexão densa e necessária sobre o mundo instável e fragmentado do pós-pandemia. A montagem investiga os novos contornos do convívio humano, em uma sociedade onde o caos parece norma e a previsibilidade virou lenda. O público, em silêncio respeitoso e olhos atentos, acompanhou cada movimento e questionamento levantado pela peça, que mistura linguagem contemporânea e existencialismo cru.
Na sequência, "Castelo" desceu ainda mais fundo nos labirintos da psique. A peça escancara os muros invisíveis — e às vezes intransponíveis — que erguemos para sobreviver à brutalidade do presente. Com interpretações viscerais, a montagem arrancou suspiros e aplausos calorosos ao final, reafirmando o poder do teatro como espelho e catarse.
Antes das cortinas se abrirem à noite, o público já havia sido presenteado com um momento de encantamento: a contadora de histórias Edna Aguiar – Preta do Leite conduziu crianças e adultos em uma jornada oral repleta de ancestralidade, ritmo e afeto. Uma introdução poética que pavimentou o terreno para o que viria depois.
A abertura oficial contou com a presença de autoridades locais e estaduais, reforçando o compromisso institucional com a cultura no interior paranaense. Em nome da organização, o Diretor de Cultura de Jacarezinho, James Rio, fez questão de agradecer ao público, artistas e parceiros, destacando a importância de manter o festival vivo e em constante reinvenção.
“Celebrar 20 anos de EnCena é um ato de resistência e amor ao teatro”, disse.
O festival conta com o apoio do Jornal e Rádio Circulando, que firmou compromisso de cobertura diária do evento com boletins especiais. Uma iniciativa que fortalece o diálogo entre arte e comunidade, e leva os ecos do palco para além da sala escura.
A 20ª edição do EnCena promete seguir com uma programação plural, instigante e, acima de tudo, necessária. Em tempos de ruídos e muros, o teatro em Jacarezinho nos convida a ouvir e derrubar — juntos — as paredes que nos separam.
Serviço:
EnCena Festival de Teatro – 20ª edição
Até 31 de agosto
Teatro do CAT, Jacarezinho (PR)
Entrada gratuita (sujeita à lotação)
Cobertura diária: Jornal e Rádio Circulando