Por Carlos Roberto Francisquini
A fé vivida com constância, entrega e discrição foi celebrada com emoção na noite do último sábado, 31 de janeiro, durante a missa em Ação de Graças pelos 25 anos de profissão religiosa de Ir. Angela Augusto Joaquim. A celebração ocorreu na Paróquia Nossa Senhora das Graças e reuniu religiosas, familiares e um expressivo número de fiéis da comunidade.
Integrante da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração do Verbo Encarnado, instituição fundada peka Venerável Madre Carmela Prestigiacomo há mais de 140 anos, Ir. Angela construiu ao longo de um quarto de século uma trajetória marcada pelo serviço, pela espiritualidade e pela dedicação à missão religiosa.
A Congregação é mantenedora do Colégio Nossa Senhora das Graças, instituição que Ir. Angela atuou em 2025 como Diretora.
A cerimônia foi presidida pelo padre Antônio Carlos Pinheiro, que conduziu a missa de forma serena e acolhedora, ressaltando o significado do jubileu como um testemunho de perseverança vocacional em tempos de rápidas transformações sociais. A celebração contou com a presença de integrantes da Congregação, familiares da religiosa e membros da comunidade paroquial, que lotaram a igreja.
Um dos momentos mais marcantes da noite foi o pronunciamento da Irmã Renata Vetroni Barros, Superiora Provincial da Congregação. Em um discurso sensível, ela relembrou passagens da vida religiosa de Ir. Angela, destacando sua fidelidade ao carisma da Congregação e o compromisso silencioso com a missão confiada pela Igreja.
Durante a celebração, Irmã Renata também leu a Bênção Apostólica enviada pelo Papa Leão XIV, concedida especialmente por ocasião dos 25 anos de profissão religiosa, gesto que conferiu ainda mais significado espiritual ao jubileu.
Visivelmente emocionada, Ir. Angela foi a última a se pronunciar. Com os olhos marejados, voltou-se aos familiares que ocupavam a primeira fila da igreja, entre eles seu pai, Abílio Augusto Joaquim. Em poucas palavras, expressou gratidão e humildade.
“Tenho tanta gente para agradecer, mas prefiro não mencionar para que ninguém fique de fora. Quero agradecer a Deus, primeiramente, e agradecer ao meu pai e aos meus familiares aqui presentes. À minha família da Congregação, que me apoiou desde os primeiros dias da vida religiosa”, resumiu.
O jubileu de prata de Ir. Angela Augusto Joaquim foi mais do que uma celebração pessoal. Tornou-se um momento de comunhão e reconhecimento público de uma vocação vivida com fidelidade, um testemunho de fé que segue inspirando mais jovens ao seguimento de Jesus na vida religiosa consagrada.
Confira mais imagens no álbum abaixo.