
Informe Publicitário
![]() |
| A partir da esquerda: Gil dos Anjos - Secretário, Walcir Joaquim - Presidente e Marcio Albertini - Vice-presidente, mesa diretiva do biênio 2017/2018 |
C.Roberto Francisquini
Em seu último ato como Presidente da Câmara legislativa de Cambará, o Vereador Walcir Joaquim (PSDB) oficializou, ao lado dos vereadores Marcio Albertini (PR) e Gil dos Anjos (PSC) a devolução aos cofres da prefeitura o montante de R$ 752,419,58. O valor faz parte do duodécimo, sobras economizadas pela Câmara Municipal ao longo de 2018.
O depósito foi efetuado na conta da prefeitura na tarde desta quinta-feira (27). De acordo com W.Joaquim o prefeito pode usar o recurso da forma que melhor considerar necessário, mas sugeriu que seja aplicado em segurança pública ou na adequação do distrito industrial para promover a geração de empregos na cidade. “Não tenho poder para exigir que o prefeito use este valor para adequar o novo distrito industrial, por exemplo, para que possibilitemos a geração de empregos, tão aguardada pela população, ele pode gastar da forma que achar necessário”, frisou o vereador, “espero que faça bom uso deste dinheiro”, cravou.
Walcir informa que o valor é o resultado da economia feita pelos os nove vereadores da casa legislativa atual. “Cada vereador se empenhou para economizar o que pode”, comentou.
Balanço da Gestão
Walcir Joaquim formou ao lado dos Vereadores Marcio e Gil a mesa diretiva da Câmara no biênio 2017/2018. Ele fez o balanço dos dois anos em que esteve à frente do legislativo cambaraense e destacou que suas ações foram bem positivas. W.Joaquim disse que a transparência e a acessibilidade aos munícipes foram suas principais bandeiras. Ele comentou que a população deve ter acesso ao que é discutido pelos parlamentares e por esta razão implantou a TV Câmara, um canal no youtube que transmite ao vivo as sessões e afirmou que disponibilizou o sinal de wifi gratuito no plenário da casa para quem frequenta os dias de sessões.
Walcir afirmou ainda que na sua gestão promoveu a valorização dos servidores da casa contemplando com gratificações, inclusive para categoria de serviços gerais que era uma reivindicação antiga da categoria. Ele lamenta que uma decisão do Ministério Público tenha forçado a extingui-la. “Respeitamos a decisão do MP, e em contrapartida elevamos o vale alimentação dos servidores do Legislativo para 250,00”, avalia.
O Presidente destacou ainda que o prédio do poder legislativo recebeu as manutenções necessárias. “Fizemos bom uso do dinheiro público”, explica.
Atuação
Walcir Joaquim disse que durante sua gestão realizou diversas Indicações e pedidos de providencias ao executivo, entre elas investimentos na área de segurança pública da cidade e destacou como exemplo a instalação de câmeras de monitoramento 24h em pontos estratégicos da cidade e a aquisição de equipamentos para a Guarda Municipal. “São coisas básicas que podem ajudar a população que enfrenta uma onda de violência”, afirma.
O presidente disse ainda que outros setores que competem a administração pública foram temas de debates durante sua gestão. Ele apontou para assuntos relacionados às áreas da saúde, educação e agricultura e maio ambiente. Walcir lamenta que muitas das indicações não foram atendidas pelo executivo o que causou prejuízos para a população. “Nós adiantamos parte do duodécimo para que a prefeitura fizesse obras emergenciais que pudessem aliviar o sofrimento da população ribeirinha que sofreu com duas enchentes em menos de um ano. Os investimentos que foram feitos ficaram abaixo das nossas expectativas e aquelas famílias vivenciaram dias horríveis causados pelas enchentes”, lamentou.
Nova direção
O presidente Walcir Joaquim afirmou que entrega o comando da Câmara com as contas em dia e com a estrutura organizacional em ordem. Disse que deseja sucesso e boa sorte ao novo presidente Raffaello Frascati.