
C.Roberto Francisquini
A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas de todo Brasil.
Em Cambará, a Escola da Inteligência iniciou suas atividades neste ano no Colégio Nossa Senhora das Graças. A diretoria da escola entende que é preciso fazer mais e melhor para seus alunos. O colégio tem como tradição oferecer o melhor conteúdo para seus alunos, para que eles cresçam saudáveis e que sejam úteis para a sociedade onde estarão inseridos. O projeto da escola da Inteligência vem ao encontro das inúmeras iniciativas realizadas pelo Colégio Nossa Senhora das Graças, que oferece o Sistema Positivo de Ensino, além dos programas como A União Faz a Vida em parceria com a Cooperativa Sicredi Paranapanema, entre outras iniciativas próprias, como o Espaço Verde, uma ideia que surgiu para oferecer a seus alunos a importância do contato com a natureza. É fantástico o que acontece por lá. A experiência para os alunos é incrível, especialmente para os mais pequeninos.
A Escola da Inteligência conta com material amplo e didático e sua metodologia é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o funcionamento da mente, os fenômenos que constroem pensamentos e emoções, e fornece técnicas para a formação de pensadores e competências para o desenvolvimento pessoal, social e profissional.
Além da Teoria da Inteligência Multifocal, de autoria do Dr. Augusto Cury, a Escola da Inteligência utiliza também outras renomadas teorias, como: Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, a Psicanálise de Sigmund Freud, a Cognitivista Construtivista de Jean Piaget, a Sociocognitivista de Vygotsky, entre outras, e está alicerçada no pensamento filosófico de Sócrates, Platão, Agostinho, Rousseau, Wallon, Voltaire, Kant, Hegel e outros grandes filósofos.
A iniciativa é comemorada pelos pais de alunos. Claudineia Guerra Francisquini, mãe de Benjamin e Antônio, afirmou que o material é fantástico. “Nunca pensei que uma escola pudesse oferecer este tipo de material para que pudéssemos trabalhar as emoções de nossos filhos”, contou. “Num momento em que vivemos, de tantas coisas ruins acontecendo, muito me admira esta iniciativa que me ajuda a compreender muitas coisas, para que eu possa ajudá-los a ter uma vida com bons motivos para sorrirem”, acrescenta.
A escola promoveu a entrega oficial do material de estudos a seus alunos e contou com a participação de integrantes dos Correios local. O material é rico e deve proporcionar uma rica experiência para pais e alunos do CNSG.